Atualizada às 11h47min
A vacinação contra a gripe em idosos superou a metade da meta em dois dias da campanha de vacinação em Porto Alegre.
A grande procura tem gerado a formação de filas nos locais de vacinação. No fim da manhã desta sexta-feira (27), havia apenas 20 farmácias e três postos com vacinas disponíveis. Nenhum dos drive thrus tinha doses, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, e a previsão é que os estoques se esgotem na Capital ainda pela manhã. Segundo a prefeitura, idosos que ainda não se vacinaramdevem aguardar a chegada de novas doses, para evitar deslocamentos desnecessários. A campanha vai até o dia 22 de maio.
É possível acompanhar a disponibilidade de vacinas nos locais neste link.
Segundo registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até as 17h dessa quinta-feira (26) foram aplicadas 58.694 doses em pessoas com mais de 60 anos em unidades de saúde, atendimento domiciliar em pacientes acamados e nos drive thrus. Nas farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram 43.500 doses, totalizando 102.194 vacinas administradas no grupo de risco somente na quarta (25) e nesta quinta-feira (26).
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos 213 mil idosos que compõem o grupo, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, ou seja, a meta para a Capital é vacinar 191.700 idosos. Em toda a campanha de 2019, o número de idosos vacinados alcançou 204.926.
Em relação aos profissionais da saúde, o SIPNI indica 20.704 doses da vacina aplicadas. O Ministério da Saúde destinou para Porto Alegre 158 mil doses da vacina na primeira remessa. Esse quantitativo abasteceu farmácias (56 mil) e unidades de saúde, reserva para acamados e drive thrus.
Porto Alegre recebeu 158 mil doses da vacina na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, 102 mil para unidades de saúde, drive thrus e serviços domiciliares e 56 mil para farmácias. De acordo com a coordenação de Assistência Farmacêutica da SMS, que acompanha a movimentação nas farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João, a utilização desses pontos de vacinação aumentou a capacidade de atendimento.
A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria.
Vacinação terá outras duas fases
Outras duas fases estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término ocorrerá em 22 de maio, para todos os grupos. Em 2020, foram ampliados os grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados e funcionários do sistema prisional.
A expectativa do Ministério da Saúde é de vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários. Em 2019, o número alcançou 866.620 imunizados contra a gripe.