Chamou a atenção de muita gente, inclusive com postagens em redes sociais, o fato de a lista de farmácias que terão vacina contra a gripe em Porto Alegre não incluir bairros com concentração de idosos. Entre eles, estão Santana, Bom Fim, Cidade Baixa, Farroupilha e Azenha, considerando áreas mais próximas à região central.
Para dar conta desses bairros, a referência para vacinação em outros anos sempre foi o posto de Saúde Modelo, que fica na avenida João Pessoa, de fácil acesso.
Pelo acompanhamento do Jornal do Comércio, que publicou a lista das 55 farmácias das redes Agafarma, São João e Panvel, serão cinco estabelecimentos no Centro Histórico, o que fará muitos idosos terem de pegar ônibus e se dirigirem a uma região com mais movimento, mesmo que mais baixo com as medidas de isolamento social decretadas.
Bairros como Menino Deus, Moinhos de Vento e Mont'Serrat terão duas farmácias em cada um deles. A Secretaria da Saúde diz que os endereços foram sugeridos pelas redes. Além das farmácias, os idosos poderão buscar os postos e ainda terão cinco unidades chamadas de drive thru, pois a vacina é aplicada na pessoa que está dentro do carro - semelhante ao drive thru de alimentação, como de redes de fast-food do McDonalds, mais conhecidas.
A intenção de ofertar nas farmácias as doses que seriam aplicadas, em sua maioria, nos postos busca, segundo a própria Secretaria Municipal da Saúde, evitar grandes deslocamentos das pessoas com mais de 60 anos e que são consideradas grupos de risco para a Covid-19
Em 2019, 134 salas de vacinação atenderam a população. Na
Unidade de Saúde Modelo, no bairro Santana, os idosos buscaram desde a largada formando filas, que este ano deve ser evitado.
A Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público em Porto Alegre questionou a a coordenação da Atenção Primária da Secretaria da Saúde sobre como seria conduzida a vacinação dos idosos.
Mesmo com a oferta de vacinação nas farmácias privadas, para evitar aglomerações nas unidades de saúde, o MP diz que as unidades de saúde também vacinarão os idosos que comparecerem. "O fluxo tem de ser completamente separado dos demais pacientes ou na rua. Isto apenas não tem sido divulgado para evitar aglomerações", diz o MP, em nota.
Outra medida é ter pelo menos cinco locais para drive thru de vacinação - a pessoa .
"A Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos instaurou expediente onde vem acompanhando todas as medidas adotadas no combate ao coronavírus", completa o MP.