Diante da pandemia do coronavírus, a prefeitura de Porto Alegre resolveu adotar uma medida inédita no Brasil. A vacinação da gripe para idosos com doses gratuitas, com doses do Sistema Único de Saúde (SUS), será também feita em farmácias privadas. Segundo a Secretaria da Saúde, é a primeira vez que as doses do SUS serão aplicadas em farmácias. Além disso,
veja os postos de drive thru da vacina.
As redes Panvel, Agafarma e São João terão a aplicação. A
aplicação começa na quarta-feira (25). Inicialmente, começaria na segunda-feira (23), mas para dar tempo de organizar tudo, a secretaria preferiu adiar em dois dias.
No Twitter, a Secretaria da Saúde informou que a medida serve para "evitar aglomerações de pessoas do grupo de risco em locais onde ocorre também avaliação de pacientes com sintomas de Covid-19". A intenção é que as pessoas com mais de 60 anos busquem os estabelecimentos para não ter de ir a postos.
A previsão é que 76 locais façam as aplicações. A prefeitura não divulgou ainda onde a vacina estará disponível.
As autoridades, como o prefeito Nelson Marchezan Júnior, têm sido contundentes em suas declarações para que os idosos fiquem longe de aglomerações e mais em casa. Além disso, o alerta é que os familiares redobrem a atenção com pais e avós, mantendo os cuidados de distanciamento de até dois metros, uso de álcool gel e mais higienização e ventilação dos ambientes.
Campanha da gripe de 2020
Depois dos idosos, a segunda fase da campanha de imunização vai de 16 de abril a 8 de maio para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
De 9 a 22 de maio, será a vez de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos (novidade este ano).
A vacina é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. Porto Alegre espera vacinar pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários, informou a prefeitura.