* De Caxias do Sul
A informação de que o Estado atraiu R$ 100 bilhões em investimentos em 2024, publicada no Anuário de Investimentos do RS, na edição desta quarta-feira (29) do Jornal do Comércio, repercutiu em Caxias do Sul, onde o governador Eduardo Leite palestrou.
Em sua fala na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta quarta, o governador destacou os dados divulgados no Anuário, enfatizando a cifra de aportes. Frisou que, além de viabilizar esses anúncios, o trabalho do Estado é fazer a interlocução com as empresas visando articular ações para que todos os investimentos revertam benefícios para as cadeias setoriais de fornecedores.
"Organizamos um portfólio dos setores econômicos industriais para alimentar os empreendedores, incentivando a compra de insumos e serviços de empresas gaúchas. Quando negociamos incentivos fiscais, já colocamos os empreendedores no compromisso de comprar aqui", assinalou Leite.
O governador reconheceu que a tragédia climática de 2024 gerou, no primeiro momento, um cenário de incertezas quanto aos anúncios feitos até maio, pois havia receio de que investidores cancelassem os investimentos.
Segundo Leite, o Estado conseguiu mostrar que faria a sua parte, com obras de contenção contra as cheias, reestruturação de rodovias e tudo que pudesse suportar novos eventos climáticos. “Com base nesta interface, os investidores reforçaram e mantiveram os investimentos. A tarefa agora é garantir que tudo aquilo que mostramos, de que o estado está se tornando resiliente, se firme e não se tenha espaço para investidores não acreditarem nesta recuperação”, reforçou.