A Rede Bandeirantes inaugurou oficialmente na noite desta segunda-feira, 18 de março, uma nova era na sua atuação no Rio Grande do Sul. Depois de 44 anos instalada no Morro Santo Antônio, em Porto Alegre, passa a ocupar dois andares do Tecnopuc Business. Trata-se de uma área de 780 metros quadrados dentro do parque tecnológico no Prédio 50 da Pucrs, em frente ao Salão de Atos.
A Rede Bandeirantes inaugurou oficialmente na noite desta segunda-feira, 18 de março, uma nova era na sua atuação no Rio Grande do Sul. Depois de 44 anos instalada no Morro Santo Antônio, em Porto Alegre, passa a ocupar dois andares do Tecnopuc Business. Trata-se de uma área de 780 metros quadrados dentro do parque tecnológico no Prédio 50 da Pucrs, em frente ao Salão de Atos.
Conforme a diretora geral da Band RS, Lisiane Russo, que comandou a mudança, essa transformação garantirá não apenas maior dinamismo e qualidade técnica na produção jornalística da Band, mas também uma gestão mais moderna para a empresa no Estado.
"Tínhamos há bastante tempo a ideia de mudarmos as nossas instalações e estarmos em um lugar mais moderno e alinhado com o que precisamos. A oportunidade de integrarmos um espaço que conta com mais de 250 empresas, além de museus, pesquisa, professores e estudantes será transformadora", projeta a diretora.
A placa da nova sede foi descerrada por volta das 19h, com a presença do presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad; do governador do Estado, Eduardo Leite; do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; e do reitor da Pucrs, Irmão Evilázio Teixeira.
Centenas de lideranças do meio empresarial e político prestigiaram a solenidade, que contou ainda com a presença de executivos e jornalistas da rede nacional como o diretor de conteúdo do Grupo Bandeirantes, Rodolfo Schneider, e a editora-executiva e âncora da rádio Band News FM, Sheila Magalhães. O evento teve a apresentação da gaúcha Renata Fan – que fez questão de ressaltar suas origens missioneiras, sendo muito aplaudida – e de Joel Datena.
A empresa não divulga quanto foi investido no novo projeto, que passou a ser concretizado há cerca de um ano, quando foi firmada uma parceria entre a Band e a universidade.
Com o investimento concluído, a operação na nova sede já teve início há uma semana, e os ouvintes e telespectadores já notam algumas diferenças importantes. De acordo com Lisiane Russo, houve grande investimento no setor de engenharia das rádios Band News FM e Bandeirantes, aumentando a qualidade do sinal. No novo espaço, as rádios ganharam dois novos estúdios.
Já nas operações de televisão, há um estúdio 100% renovado, assumindo um layout padronizado em relação aos programas gerados a partir de São Paulo, com as produções de três programas: Donos da Bola, Boa Tarde RS e Band Cidade. Há ainda uma redação integrada, que garantirá a mudança jornalística pretendida pela empresa, e espaço para toda a estrutura administrativa da empresa.
De acordo com o gerente de Jornalismo da Band RS, Luiz Eduardo Rezende, o mais importante nesta mudança será a possibilidade de conexões que ela criará. "Com o fato de estarmos dentro do campus da Pucrs, ganharemos muito em fontes, troca de ideias e dinamismo na produção de conteúdo. Temos dentro da universidade todos os perfis de especialistas e estruturas que estarão muito perto da produção. E há ainda o ambiente do parque tecnológico, com muita novidade permeando todos os setores da sociedade. Temos muito interesse editorial neste ambiente", aponta Rezende.
A Band estuda também formas de parceria com a Faculdade de Comunicação da Pucrs (Famecos) – instalada em um prédio próximo à nova sede –, com o desenvolvimento de projetos que envolvam os estudantes e futuros jornalistas da universidade.
A estrutura terá novidades até o próximo semestre. É que existe um quarto estúdio ainda em estruturação na nova sede da emissora. De acordo com Rezende, ali funcionará uma terceira estação de rádio. A tendência é de que seja uma rádio musical, ainda sem detalhes sobre a sua linha de atuação.
A Band RS é o terceiro veículo de comunicação a integrar o Tecnopuc. Lá, já estão uma operação da Globo e outra da Box Brazil. Mas é o primeiro grupo de comunicação que instala a sua sede dentro de uma universidade.
Ficha técnica
Investimento: não informado
Estágio: Concluído
Empresa: Rede Bandeirantes RS
Cidade: Porto Alegre
Área: Varejo/Serviços
Em seu discurso, o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação Johnny Saad, agradeceu nominalmente, um a um, todos os líderes da empresa que participaram da iniciativa concluída na noite desta segunda-feira, com a mudança da sede da Band RS para o Tecnopuc.
Salientou o compromisso do jornalismo da Band com a informação, ressaltando que a linha editorial do grupo não é alterada conforme as mudanças de governo. Falou ainda em novos projetos , como a expansão da parceria com o Google, que ocorreu nos debates presidenciais de 2022 com a Sala Digital, em que se verificava em tempo real as dúvidas e questões colocadas pelo público.
Também destacou a parceria com a Pucrs e citou a presença de autoridades, inclusive de outros meios de comunicação presentes à cerimônia, casos do diretor-presidente do Jornal do Comércio, Giovanni Jarros Tumelero, e do presidente da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret.
A diretora da Band RS, Lisiane Russo, contou que a migração ocorreu em 44 horas, sem interromper a programação, “pois em um segundo tudo pode mudar”, como diz o slogan da empresa de comunicação. A executiva ainda saudou o convívio com 15 mil alunos que circulam pela universidade.
O reitor da Pucrs, Irmão Evilázio Teixeira, avaliou a mudança da Band como um dia histórico para a universidade, que passa a ter a empresa de comunicação em seu ecossistema de inovação.
O governador Eduardo Leite lembrou a trilha sonora da Band nas eleições e disse que a emissora, além de sempre fazer o primeiro debate eleitoral, tem muita credibilidade, por “não se deixar levar ao sabor dos ventos”. E agradeceu a confiança da Band no Estado, pois “quem faz um investimento como esse, confia no futuro do Rio Grande do Sul”.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, considerou a mudança da Band RS um acerto duplo. “Primeiro, por se instalar no maior parque tecnológico da Amércia Latina.” O segundo acerto, de acordo com o chefe do Executivo da capital gaúcha, é o empreendimento imobiliário que será feito no imóvel da rua Delfino Riet, que “vai gerar emprego e renda para a cidade e será importante para aquela região do Morro Santo Antônio”.