Porto Alegre, seg, 21/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 15 de Abril de 2025 às 17:38

Procon Porto Alegre divulga orientações para compras de Páscoa

Minuto Varejo - Páscoa - ovos - parreira Stok Center - Comercial Zaffari - atacarejo - Canoas - comércio - data promocional

Minuto Varejo - Páscoa - ovos - parreira Stok Center - Comercial Zaffari - atacarejo - Canoas - comércio - data promocional

PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Agências
Com a proximidade da Páscoa, o movimento no comércio, especialmente no setor alimentício, aumenta significativamente. A procura por ovos de chocolate e pescados para a Sexta-Feira Santa intensifica-se, exigindo atenção redobrada por parte dos consumidores. Para ajudar nas compras e evitar transtornos, o Procon Porto Alegre preparou uma lista de recomendações, confira:Chocolates
Com a proximidade da Páscoa, o movimento no comércio, especialmente no setor alimentício, aumenta significativamente. A procura por ovos de chocolate e pescados para a Sexta-Feira Santa intensifica-se, exigindo atenção redobrada por parte dos consumidores. Para ajudar nas compras e evitar transtornos, o Procon Porto Alegre preparou uma lista de recomendações, confira:

Chocolates
Verifique os rótulos: conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um produto só pode ser classificado como chocolate se contiver no mínimo 25% de cacau.
Pesquise preços: consulte encartes, panfletos e sites de supermercados. Guarde os anúncios de ofertas, pois os preços divulgados devem ser cumpridos pelos estabelecimentos.
Exija nota fiscal: guarde o comprovante de compra para eventuais trocas ou reclamações por defeitos.
Atenção aos brinquedos: chocolates acompanhados de brinquedos devem ter o selo do Inmetro na embalagem, indicando faixa etária, nome do fabricante, CNPJ, endereço do importador (se for o caso) e instruções de uso.
Cheque a validade: observe o prazo de vencimento e as condições de armazenamento, evitando produtos expostos ao sol ou calor excessivo.
Observe o peso líquido: embalagens grandes podem dar a falsa impressão de maior quantidade de produto. Confira o peso real do chocolate.

Pescados:
Verifique a validade e a higiene do local: observe a limpeza do ambiente e o estado das embalagens.
Confira os preços: verifique se os valores cobrados no caixa correspondem aos anunciados. O prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para duráveis.
Atenção ao balcão refrigerado: embalagens molhadas, produtos amolecidos ou excesso de gelo podem indicar descongelamento inadequado.
Exija a pesagem na hora: o consumidor tem direito de acompanhar a pesagem. Para produtos embalados, é possível solicitar a conferência do peso.
Produtos importados: devem apresentar informações em português, como fabricante, país de origem, validade, composição, volume/quantidade e registro no órgão competente.
Irregularidades podem ser denunciadas diretamente ao Procon Porto Alegre pelo link: Procon/Reclamação

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários