A nova diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs) tomou posse ontem à noite, em solenidade na Capital. A cerimônia aconteceu na sede da instituição e contou com a presença de associados, autoridades e empresários do setor de carga e logística. A posse formaliza o início do trabalho da nova gestão, que já atua desde o dia 1º de janeiro.
O novo presidente da entidade é Delmar Albarello, da Troca Logística. Segundo o empresário, a atual gestão iniciou com uma reformulação do estatuto, tornando-o mais moderno e profissional. "A expectativa é que a nova diretoria dê continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior, mas também emplaque projetos que superem as extremas dificuldades que o setor enfrenta no Brasil e no Rio Grande do Sul", afirma Albarello.
Entre as mudanças do estatuto está a diminuição de integrantes da diretoria eleitos — agora a entidade conta com um presidente, um vice-presidente e cinco superintendentes — e a criação de um conselho consultivo com representantes de diversos setores da economia.
Eleita em chapa única, a nova gestão seguirá por dois anos de mandato, com encerramento previsto para o final de 2026. Quando questionado sobre os desafios da área, Albarello citou a questão trabalhista. "Nosso setor está sendo afetado por causas trabalhistas gigantescas, que têm prejudicado muito quem trabalha na área. Outra questão é a lei das 11h", afirma, referindo-se à legislação que regula o intervalo mínimo de descanso entre as jornadas.
Para os associados, o recado da nova diretoria é direto. "O setor pode esperar empenho, trabalho conjunto, simplicidade e entrega de resultados. Convocamos a todos para fazerem a sua parte, nos ajudando na união entre o nosso setor e os outros da economia."