A CPFL Energia, grupo do qual fazem parte a RGE e a CPFL Transmissão, ambas com sede no Rio Grande do Sul, anunciou a aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de um projeto com o objetivo de promover a eficiência energética e apoiar hospitais e unidades de saúde públicas e filantrópicas afetados pelas enchentes do primeiro semestre deste ano no Estado. O "Projeto de Grande Relevância em Hospitais" contempla 40 entidades de saúde, que serão equipadas com sistemas fotovoltaicos de geração de energia, lâmpadas LED, geradores de emergência e ajustes nas entradas de energia.
Com um investimento de R$ 23,7 milhões, o objetivo é otimizar o consumo de energia e oferecer suporte às instituições severamente impactadas pelas enchentes. O projeto aproveita a flexibilidade regulatória concedida pela Aneel, permitindo uma implementação mais ágil e eficiente. A implementação está prevista para ser concluída em até 36 meses, com a possibilidade de extensão para até 60 meses.
“Esperamos que o projeto traga melhorias significativas na eficiência energética e na redução do consumo das instituições impactadas pelas enchentes, o que permitirá que essas instituições redirecionem recursos financeiros para outras áreas prioritárias”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação do Grupo CPFL, Bruno Monte.