Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 25 de Novembro de 2024 às 17:42

Começa reunião com Lula e ministros sobre estatais; Haddad está na Fazenda com Galípolo

Projeto encabeçado pelo MGI muda regras orçamentárias de estatais que são dependentes do Tesouro

Projeto encabeçado pelo MGI muda regras orçamentárias de estatais que são dependentes do Tesouro

Dante Fernandez/AFP/JC
Compartilhe:
Agência Estado
Começou há pouco a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 11 ministros para discutir a modernização de empresas estatais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apesar de previsto na agenda, está no momento na sede da pasta com o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.De acordo com a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, o encontro começou por volta das 16h35. Na agenda da Presidência da República, está prevista a presença dos ministros Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária); Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde); Alexandre Silveira (Minas e Energia), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), e Paulo Pimenta (Comunicação Social) - além de Haddad. Também é esperada a participação da secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Elisa Vieira Leonel.Recentemente, o governo Lula enviou um projeto encabeçado pelo MGI que muda regras orçamentárias de estatais que são dependentes do Tesouro. O governo alega que a proposta tenta viabilizar a transição dessas empresas para uma situação de não dependência. Atualmente, 17 empresas estatais são consideradas dependentes. Entre elas, a Telebras, a Infra S/A, a Conab, a Codevasf e a Embrapa.Segundo um interlocutor, outros assuntos também poderão ser tratados na reunião, que ocorre no momento em que o governo se prepara para anunciar o pacote de medidas fiscais com objetivo de controlar a trajetória de gastos públicos.
Começou há pouco a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 11 ministros para discutir a modernização de empresas estatais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apesar de previsto na agenda, está no momento na sede da pasta com o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, o encontro começou por volta das 16h35. Na agenda da Presidência da República, está prevista a presença dos ministros Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária); Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde); Alexandre Silveira (Minas e Energia), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), e Paulo Pimenta (Comunicação Social) - além de Haddad. Também é esperada a participação da secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Elisa Vieira Leonel.

Recentemente, o governo Lula enviou um projeto encabeçado pelo MGI que muda regras orçamentárias de estatais que são dependentes do Tesouro. O governo alega que a proposta tenta viabilizar a transição dessas empresas para uma situação de não dependência. Atualmente, 17 empresas estatais são consideradas dependentes. Entre elas, a Telebras, a Infra S/A, a Conab, a Codevasf e a Embrapa.

Segundo um interlocutor, outros assuntos também poderão ser tratados na reunião, que ocorre no momento em que o governo se prepara para anunciar o pacote de medidas fiscais com objetivo de controlar a trajetória de gastos públicos.

Notícias relacionadas