A empresa pública Portos RS, que faz a gestão das hidrovias gaúchas, informou, nesta quinta-feira (21), que a dragagem emergencial do Canal Itapuã, que liga o Guaíba à Lagoa dos Patos, está pronta para ser iniciada, mas a previsão é que só haja janela meteorológica para início a partir da madrugada de segunda-feira (25). Segundo o órgão, licenças ambientais já foram aprovadas e o contrato devidamente assinado. A draga também segue abastecida e posicionada em Porto Alegre.
Conforme já apurado pelo Jornal do Comércio, comunicado ocorre uma semana após três navios (Eva Shangai, Mount Taranaki e João Mallmann) encalharem no local. Após o evento adverso ocorrer com as duas primeiras embarcações, a Portos RS reiterou, em comunicado, que todos os navios com calado a partir de 5,18 metros terão que esperar uma janela meteorológica (nível de água) para prosseguir viagem até conclusão da ação de retirada de material.
O Relatório de Viabilidade Operacional, realizado pela empresa de Navegação Turistinha Ltda, conforme nota, prevê que o início da dragagem depende ainda de condições meteorológicas favoráveis, o que garante segurança e eficiência das operações. O mesmo, conforme a previsão até sábado (23), não considera viável a execução desse tipo de trabalho e da navegação com a Draga e a Linha nesse período.
A previsão meteorológica indica fortes ventos, com rajadas predominantes de direção Leste. O cenário, segundo o documento, pode ocasionar a colisão do equipamento com as boias ou com outras embarcações, o que poderia resultar na perda do controle do comboio.
A janela favorável para a execução deve então ocorrer na madrugada de domingo para segunda-feira. Na data, espera-se que o vento Leste perca intensidade. As condições climáticas seguem sendo monitoradas para início.