Inovação, competitividade, reconstrução da indústria gaúcha e retenção de talentos no Estado. Essas são as quatro prioridades da gestão do empresário Claudio Bier à frente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), instituição que ele dirigirá nos próximos três anos. "Nosso propósito é fazer mudanças estruturais na casa e deixar um legado", afirma.
A consultoria Falconi foi contratada para fazer um diagnóstico da instituição. Os primeiros encaminhamentos e conclusões serão apresentados nos 100 dias da atual gestão. A nova estrutura da Fiergs inclui também um CEO, Paulo Hermann, que atuou por anos no comando da John Deere.
Bier salientou ainda a importância da interiorização da Fiergs, a fim de atender as indústrias que estão em diversas partes do Rio Grande do Sul – pretende realizar reuniões de diretoria no Interior. Observou também que vai trabalhar para que o apoio do Sistema Fiergs chegue à ponta, isto é, que todos os recursos de inovação e serviços sejam aproveitados também por pequenas empresas – segundo o dirigente, a maioria das indústrias gaúchas têm menos de 50 funcionários.
Claudio Bier falou sobre suas prioridades durante visita ao Jornal do Comércio nesta sexta-feira (11), quando foi recebido pelo diretor-presidente do JC, Giovanni Jarros Tumelero. O presidente da Fiergs ainda comentou a importância do ensino técnico, bem como iniciativas fundamentais para a retomada da economia do Rio Grande do Sul e da indústria gaúcha. A íntegra da entrevista ao JC será publicada na próxima semana.
Leia também: Presidente da Fiergs, Claudio Bier defende concessão de hidrovia gaúcha
Leia também: Presidente da Fiergs, Claudio Bier defende concessão de hidrovia gaúcha