Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 04 de Junho de 2024 às 09:38

Como as marcas gaúchas ajudam na recuperação da catástrofe climática

Be8 Energy mobiliza voluntários entre os colaboradores para separar donativos

Be8 Energy mobiliza voluntários entre os colaboradores para separar donativos

Be8/Divulgação/JC
Compartilhe:
Loraine Luz
Como empresas com reconhecido comprometimento ambiental reagiram à maior tragédia climática do Rio Grande do Sul? Confira a seguir algumas ações que envolveram apoio à comunidade e aos colaboradores
Como empresas com reconhecido comprometimento ambiental reagiram à maior tragédia climática do Rio Grande do Sul? Confira a seguir algumas ações que envolveram apoio à comunidade e aos colaboradores
RENNER
Renner/Divulgação/JC
Impacto
A empresa chegou a fechar suas unidades (4% do total nacional), porque ficaram sem acesso. Não houve inundação significativa de lojas ou da sede administrativa, e os locais de armazenagem ficam em outros Estados. Em torno de 400 colaboradores (dos 5 mil no RS) foram afetados, direta ou indiretamente.
Respostas
Prestou suporte financeiro, social e psicológico aos colaboradores. Apoiou resgates (cerca de 1 mil). Flexibilizou a presença nos locais de trabalho, para que funcionários se dedicassem a apoiar famílias. Antecipou, mediante pedidos, 13º salário e férias. Via Defesa Civil, Sesc e Cufa, doou mais de 147 mil peças, outras 280 mil estavam previstas. Distribuiu 31 toneladas de alimentos, mais de 110 mil litros de água, cerca de 28 mil cobertores e roupas de cama e banho.
NATURA
Impacto
Não informou o número de colaboradores direta ou indiretamente impactados pelas enchentes, mas afirma ter mais de 80 mil pessoas no Estado que atuam com a marca, entre consultoras, líderes e colaboradores. Vai precisar reformar o Centro de Distribuição localizado em Canoas. 
Respostas
As iniciativas emergenciais incluíram a doação de três salários extras para os diretamente impactados, o adiantamento de 30% do bônus para gerentes de negócios, a garantia da média de remuneração por três meses para supervisores do varejo, benefícios de vale refeição e alimentação em dobro e a doação de itens de primeira necessidade.
A empresa doou R$ 10 milhões em produtos de higiene pessoal à Defesa Civil e à Unicef, além de fornecer água e apoio logístico. Uma campanha de arrecadação combinada (cada real doado é dobrado pela empresa), visa especialmente às consultoras mais afetadas.
Garantiu que as inadimplentes não serão negativadas durante a crise, além de perdoar dívidas em casos críticos e prorrogar pagamentos. Para parceiros, a Natura prevê a antecipação de recebíveis.
Até 20 de maio, colaboradores de diversos escritórios arrecadaram mais de cinco toneladas de roupas e cobertores através de uma campanha interna. Em parceria com a Defesa Civil, a Natura contará com voluntários de sua força de vendas em 489 cidades gaúchas. A Natura ainda oferece suporte social, médico e psicológico por meio de telemedicina e de sua Central Social.

MARCOPOLO
 
Impacto
 
Com unidades fabris em Caxias do Sul, a Marcopolo teve um único registro de alagamento no setor de chicotes, no qual a calha não aguentou a força da chuva. Ainda assim, a empresa suspendeu a produção de forma preventiva, nos dias 2 e 3 de maio, em prol da segurança dos funcionários. A produção foi retomada no dia 6 em uma situação próxima à normalidade. O período de suspensão causou pequenos e pontuais impactos no volume de produção e entregas, sem grandes transtornos. Por outro lado, o evento climático extremo impactou a vida dos colaboradores.
 
Respostas
 
Quase 20 dias depois da enchente histórica, os colaboradores que moram em bairros mais afetados pelas chuvas continuavam acompanhados diariamente pela equipe de assistência social da empresa, inclusive com atendimento psicológico. A Fundação Marcopolo também apoiou esses profissionais com atendimento de emergência, o que inclui a compra e doação de itens básicos, como alimentos, cobertores e roupas. A fundação ainda anunciou a doação de R$ 5 milhões de recursos próprios para os atendimentos de famílias. E convidou outras entidades, empresas e a comunidade para apoiar o movimento de reconstrução do Estado, disponibilizando um PIX para receber doações.
 
TRAMONTINA 
 
Tramontina/Divulgação/JC
 
Impacto
 
A infraestrutura das sete fábricas gaúchas não foi afetada. Em 3 de maio, a empresa concedeu férias coletivas para 4 mil funcionários de duas unidades fabris localizadas em Carlos Barbosa. A medida foi tomada para evitar deslocamentos em áreas de risco. O retorno foi no dia 16. As fábricas Tramontina Multi e Eletrik, também em Carlos Barbosa, e Tramontina Farroupilha e Garibaldi, nos municípios homônimos, seguiram operando. No caso da Multi, 10% do efetivo foi liberado para férias ou até dia 16, pelo menos, estava em regime de home office. As fábricas Multi e Farroupilha também começaram a enfrentar alguma dificuldade no abastecimento de alguns insumos. A unidade Madeiras, em Encruzilhada do Sul, enfrentou restrições no fornecimento de matéria prima. Houve uma queda nos níveis de abastecimento de hidrogênio e nitrogênio, componentes do processo produtivo. Bloqueios em vias estaduais e federais impactaram a logística da empresa.
 
Respostas
 
A empresa ajudou funcionários impactados com recursos financeiros, cestas básicas, produtos de higiene e limpeza. Vem articulando doações em diversas frentes. Até 16 de maio, somou 65 toneladas de donativos, que foram direcionados para o Banco de Alimentos de Porto Alegre, 130 mil litros de água, distribuídos também no Banco de Alimentos e no Hospital Santa Casa de Misericórdia. Contribuiu com mais de 40 mil ferramentas, 38 mil itens de higiene e limpeza, além de 200 lavadoras de alta pressão para auxílio na limpeza das regiões afetadas, e móveis plásticos para os pontos de acolhimento e abrigo de desalojados. Além disso, unidades da Tramontina em todo o território nacional se mobilizaram para a logística de doações para o Estado. Com relação à sustentabilidade, afirma Eduardo Scomazzon, presidente do Conselho de Administração: “Um grande desafio é encontrar soluções para redução de emissão nos processos fabris e mobilidade interna. Também estamos avaliando a não disposição de resíduos em aterros industriais. Novos investimentos e inovações devem ser feitos”.

Be8 ENERGY 
 
Impacto
 
Manteve as suas atividades com dificuldades. Entre os maiores esforços foi manter o abastecimento a parceiros de biocombustíveis e de farelo de soja, para a produção agropecuária.
 
Respostas
 
Lançou a campanha “Solidariedade RS”, pela qual a cada mantimento doado ou pix realizado, a companhia dobrava o recurso. Em paralelo, a Be8 prestou auxílio à Defesa Civil com o uso de uma aeronave própria para levar suprimentos a Santa Cruz do Sul e à base aérea de Canoas. A empresa também adquiriu colchões novos, água mineral, entre outros itens, para doação. Promoveu ações de apoio à Defesa Civil e aos centros de distribuição de Passo Fundo e de Santa Maria. Entre os colaboradores, mobiliza diariamente voluntários para ajudar na separação de donativos.
 
A Be8 está engajada no Programa Novos Horizontes 360º, voltado para proporcionar um novo projeto de vida para famílias afetadas pelas enchentes, conectando oportunidades em áreas como emprego, moradia, educação, saúde, segurança, qualificação, apoio psicológico e acolhimento (novoshorizontes360.com.br).

RANDONCORP 
 
Randoncorp/Divulgação/JC
 
Impacto
 
De forma preventiva, no período entre 2 e 6 de maio, parte das atividades fabris foi suspensa no Estado, onde a companhia concentra sua sede principal, grande parte de seus profissionais e a maioria das suas operações industriais e administrativas. A operação da unidade Controil, da Frasle Mobility, ficou suspensa desde 3 de maio, retomando gradualmente a partir do dia 23.
 
Respostas
 
Acompanhamento contínuo de todos os profissionais impactados e suas famílias, com entrega de alimentos, itens de higiene e de limpeza, roupas, remédios e água potável, além de serviço social, atendimento psicológico e telemedicina.
 
Em parceria com a Fundação Caxias, o Instituto Elisabetha Randon promoveu campanhas de arrecadação de itens para doação e também de recursos. A Rede de Distribuidores Randon e a cadeia de fornecedores se uniram a isso, com transporte. A empresa cedeu um semirreboque tanque para distribuição de água potável em parceria com a Cruz Vermelha. As doações ao Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul incluíram um drone no apoio às buscas por vítimas. Também forneceu combustível à Defesa Civil. No Centro de Distribuição da Anhanguera, em Caxias do Sul, disponibilizou equipes e equipamentos para a logística de doações no Estado.
 
BRASKEM 
 
Impacto
 
As unidades da Braskem no Polo Petroquímico de Triunfo não foram alagadas, mas no início de maio a companhia fez uma parada programada das suas plantas, em função do possível desabastecimento de água e porque as principais vias de acesso ao Polo foram interditadas. As plantas em outros Estados conseguiram compensar parcialmente a perda em volume de produção gaúcha. Mais de 80 colaboradores foram diretamente impactados pelas enchentes. Em 20 de maio, a empresa decidiu iniciar a partida de suas unidades produtivas após garantir que as premissas de segurança e logística estavam sendo atendidas.
 
Respostas
 
Apoiou a Defesa Civil do Estado com quase 500 pallets e sacos plásticos de grande capacidade para as mais diferentes demandas. Somando as ações de emergência e a produção ainda em andamento, são 240 mil sacos (em parceria com Plastimarau e FFS Filmes). Outros quase 400 pallets foram destinados à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro para atender a demanda de servirem como camas, entre o piso e o colchão para desabrigados.
 
Entre outras ações envolvendo a cadeia de clientes, está a doação de 1,2 milhão de copos plásticos para abrigos temporários e 215 mil sabonetes para higiene pessoal. Foram doados R$ 5 milhões em produtos para que a cadeia de clientes da companhia contribua com atendimento emergencial à sociedade gaúcha. A Braskem distribuiu 2 mil kits de cestas básicas e 2 mil kits de higiene e limpeza para as comunidades de Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita. Atendendo pedido urgente da Fepam, a Braskem doou mantas, cordões, barreiras e travesseiros absorventes para petróleo e derivados para apoiar o trabalho dos técnicos do órgão ambiental gaúcho. Também serão destinadas outras 100 cestas básicas e 100 kits de higiene para a Comunidade da Vila Mangueira, que fica no entorno da operação da Braskem no TERG, em Rio Grande.

CMPC 
 
Impacto
 
A unidade industrial de Guaíba não foi atingida, mas no momento crítico reduziu sua capacidade de produção em 20%, por segurança. Dia 24 de maio, as operações já estavam 100&. Pelo menos 165 colaboradores foram atingidos (12% do quadro). Por alguns dias, a madeira (matéria-prima) chegou apenas por via rodoviária, sem usar a hidrovia da Lagoa dos Patos. A normalização dos acessos até Guaíba é a questão mais importante agora, para o deslocamento de colaboradores, fornecedores e parceiros.

Respostas
 
Criou uma campanha global em que os mais de 25 mil colaboradores são incentivados a doar. Para cada real arrecadado, a companhia se compromete a doar mais dois.
 
Por meio do programa social Fibra do Bem, disponibilizou 100 mil itens de higiene, 5 mil cestas básicas, 1 mil colchões, além de alimentos, materiais de limpeza e a instalação de banheiros químicos. Em Guaíba, instalou um gerador elétrico para a retomada do fornecimento de água potável aos cidadãos. Voluntários da empresa ajudam na limpeza e na organização de abrigos e residências. O terminal portuário da empresa ficou disponível para envio de oxigênio aos hospitais de Porto Alegre e transporte de mantimentos para a região sul. Também cedeu equipamentos como retroescavadeiras, caminhões e helicóptero, no resgate de pessoas e animais, além de ajudar a desobstruir vias. A CMPC aderiu à campanha Jogando Junto – Pela Reconstrução do RS, encampada por Grêmio e Internacional, para investir na revitalização de estradas e no auxílio a fornecedores locais.
 
“Em relação às mudanças climáticas, somos uma indústria carbono negativa. O sequestro de carbono dos nossos hortos florestais neutraliza o equivalente a cinco vezes o transporte terrestre de toda a Porto Alegre”, pontua o diretor-geral da unidade de Guaíba, Jailson Aquino. Para ajudar na restauração de biomas, a CMPC colhe mudas locais, trata em um viveiro até estarem prontas para o plantio em áreas degradadas.
 
PROAMB
 
Impacto
 
Os estragos em estradas atrapalhou a chegada de resíduos destinados à planta de co processamento em Nova Santa Rita. Na primeira quinzena de maio, houve atrasos e alterações de prazo. Agora, os clientes já estão com as operações a caminho da normalização.
 
Respostas
 
- Criou a Campanha RS, para ajudar as indústrias. Dois caminhos foram adotados:
- Dedução tributária para Empresas no Lucro Real: permitindo a elas recuperarem até 34% dos valores investidos em matéria-prima e de produtos invendáveis.
- Serviço de cuidado completo de todo o processo, desde a descaracterização e a destinação final dos bens inservíveis, como também da assessoria jurídica e tributária nesses trâmites.

Notícias relacionadas