Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 25 de Maio de 2024 às 09:16

Base Aérea de Canoas começa operações de voos comerciais

Terminal temporário está montado no ParkShoppingCanoas

Terminal temporário está montado no ParkShoppingCanoas

Divulgação Fraport Brasil/JC
Compartilhe:
JC
JC
Voos comerciais começam na Base Aérea de Canoas (Baco) nesta segunda-feira (27) como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, sem previsão de reabertura devido à inundação e seus impactos ainda não dimensionados.
Voos comerciais começam na Base Aérea de Canoas (Baco) nesta segunda-feira (27) como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, sem previsão de reabertura devido à inundação e seus impactos ainda não dimensionados.
A Fraport Brasil, concessionária do complexo da Capital, montou um terminal temporário de embarque e desembarque de passageiros no ParkShopping Canoas. A Latam será a primeira companhia a operar na Base Aérea, com dois voos diários. Azul, que ampliou voos, e Gol começam a usar a ligação em 1ª de junho.
Até agora foram confirmados seis voos diários das três aéreas de Canoas a destinos em São Paulo (Guarulhos, Congonhas e Viracopos), com diferentes frequências. Alguns deles não são diários. A Azul reforçou a oferta, passando de um para dois diários, todos para o Aeroporto de Viracopos.
São 12 da Latam, nove da Gol e 14 da Azul, totalizando 35 na semana saindo da cidade gaúcha. Com as rotas no sentido oposto (de São Paulo para a Baco), o tráfego será de 70 voos na semana.

O terminal no segundo piso do shopping, com acesso pela entrada B, na avenida Farroupilha, 4545, no bairro Marechal Rondon, área que não teve cheias, tem ambientes para recepcionar os passageiros e fazer os procedimentos de embarque e desembarque. Tem balcões para as companhias realizarem o processo de check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros.
A estrutura abre às 6h e fecha conforme programação de decolagem do último voo do dia. Foram instalados também equipamentos de raio-X e pórticos detectores de metal, além de ETD (Explosive Detection Trace), para a inspeção das pessoas e bagagens de mão, supervisionado pela Polícia Federal, conforme exige a legislação aeroportuária.

Após estes procedimentos, os passageiros aguardam na sala de embarque para, posteriormente, serem deslocados via terrestre à Base Aérea de Canoas, acompanhados por funcionários da Fraport Brasil e das Empresas Aéreas.
O passageiro deverá se apresentar no Terminal ParkShopping três horas antes do seu voo, orientam companhias e Fraport. O processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes voo.
Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque. O acesso de passageiros à Base Aérea será exclusivo para aqueles que realizaram os procedimentos de embarque no ParkShopping Canoas e somente com ônibus identificado pela Fraport Brasil. Os passageiros não devem se dirigir diretamente à Base Aérea, alerta a concessionária, em nota.

A Fraport reforçou que a operação foi montada para apoiar a malha aérea emergencial no Rio Grande do Sul. "Desta forma, pedimos a compreensão e atenção dos passageiros sobre as características extraordinárias dessa operação na comparação com a estrutura do Porto Alegre Airport", ressalta a companhia em comunicado.
Mais informações podem ser obtidas no link portoalegre-airport.portoalegre-airport.com.br/pt/terminal-parkshopping-canoascom.br/pt/terminal-parkshopping-canoas.

Notícias relacionadas