O Teatro do Sesi, em Porto Alegre, sediou, no dia 12 de março, a divulgação da 26ª edição do Marcas de Quem Decide. A pesquisa do Jornal do Comércio é a única que mede, simultaneamente, a lembrança e a preferência das lideranças no Rio Grande do Sul em relação a empresas, serviços, entidades e destinos turísticos. Foram realizadas 400 entrevistas nas 47 principais cidades do Estado.
Neste ano, o estudo analisou 76 categorias, sendo três especiais (Marca Gaúcha Inovadora, Marca Gaúcha Ambiental e Grande Marca Gaúcha do Ano). Além de gestores e gestoras das principais companhias, também passaram pelo evento políticos e personalidades gaúchas.
No primeiro ano como diretor-presidente do JC, Giovanni Jarros Tumelero lembrou a singularidade do estudo, promovido há quase três décadas pelo JC e, desde 2023, executado pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO). Segundo ele, o Marcas é um balizador para as empresas observarem as mudanças do mercado e da economia do Estado.
"O Marcas auxilia investidores e consumidores nas tomadas de decisões", afirmou, citando outros eventos importantes do calendário gaúcho, como o Fórum da Liberdade e o South Summit.
Elis Radmann, cientista do IPO, falou do diferencial do projeto de apresentar dois indicadores (lembrança e preferência). "Todos nós somos estimulados por estratégias desenvolvidas por departamentos de marketing. Nossa memória tem a ver com a divulgação e a experiência, com traços racionais e, em muitos casos, afetivos", salientou, revelando que, durante as entrevistas, foram citadas mais de 4 mil marcas gaúchas.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em seu discurso, ressaltou a importância do projeto e da veia empreendedora da Capital. "A principal Marca de Quem Decide é a marca do Jornal do Comércio, que está há 90 anos estimulando empreendedorismo na Capital. Esse evento consolida o Rio Grande do Sul e a Capital do Estado como uma cidade inovadora. Nos últimos anos, data centers investiram mais de R$ 1 bilhão aqui", enfatizou.
"O governo precisa ser leve, tem que diminuir a máquina pública. Nós diminuímos 41 impostos em três anos. Se não atrapalhar o empreendedor, ele voa", emendou.
Alexandre Elmi, secretário-adjunto de Comunicação do governo Eduardo Leite, também destacou o reconhecimento do JC perante a sociedade gaúcha. Para ele, o Marcas é um estímulo ao desenvolvimento do Estado.
Na cerimônia, foram apresentados gráficos que mostram a flutuação da preferência e da lembrança nos últimos cinco anos (os mesmos deste caderno). Representantes das marcas subiram ao palco para receberem seus certificados.
Antes disso, na entrada do teatro, ocorreram ações de marketing. Havia ativações de Suvinil, Fruki, Aurora,
Solled, Savarauto, Uniodonto, Barão, Safeweb, Marcopolo, Guarida, Docile, Tumelero, Dickel e Maffi e Anchieta, que instalou um painel interativo para o público compartilhar seus avatares nas redes sociais.