A sinergia entre agronegócio e tecnologia tem espaço garantido na Expodireto Cotrijal: a Arena Agrodigital. Há três anos, esse ambiente traz para os produtores as principais inovações e tendências que estão transformando a realidade do setor. Em 2024, a iniciativa chega à quarta edição, com uma programação completa voltada à discussão sobre o agro do futuro.
A sinergia entre agronegócio e tecnologia tem espaço garantido na Expodireto Cotrijal: a Arena Agrodigital. Há três anos, esse ambiente traz para os produtores as principais inovações e tendências que estão transformando a realidade do setor. Em 2024, a iniciativa chega à quarta edição, com uma programação completa voltada à discussão sobre o agro do futuro.
Entre 4 e 8 de março, a Arena Agrodigital vai reunir os principais nomes do ecossistema de inovação e do agronegócio para falar sobre dados, produtividade, Inteligência Artificial, transformação digital e muito mais.
"As expectativas são as melhores, porque a Arena começou lá atrás (há três anos) e vem se consolidando ano após ano", destaca o superintendente Administrativo Financeiro e Coordenador da Arena Agrodigital, Marcelo Ivan Schwalbert. "Todas as edições foram um sucesso", comemora.
Ao longo desse tempo, o espaço tem se destacado por antecipar tendências relevantes para o segmento. Schwalbert lembra que algumas das tecnologias apresentadas há três anos na Arena Agrodigital já se tornaram realidade para o produtor rural. O uso dos drones na lavoura é um dos principais exemplos. Inclusive, uma das grandes atrações da feira é a Flying Arena, um espaço em que são feitas as demonstrações de drones pulverizadores.
"Do ano passado para este, houve um incremento significativo de produtores comprando drones para pulverização agrícola e de pessoas comprando drones para terceirizar essa aplicação agrícola nas propriedades, nas lavouras da nossa região e Estado", destaca Schwalbert.
O analista de Negócios, Inovação e comitê Arena Agrodigital, Jonas Algeri, ressalta que esse ambiente é fundamental para estimular a inovação no campo e aproximar os produtores das novas soluções. "É um local disruptivo, que olha para tecnologia e para a inovação", descreve. "E, mais uma vez, isso vem com uma força bem grande no sentido de olhar para iniciativas que vão acontecer ali na frente, mas precisamos estar atentos e mostrar para os nossos produtores e visitantes."
No ano passado, a Arena Agrodigital montou uma cabine para podcast, local destinado à produção de conteúdos durante os dias de realização da feira. Neste ano, a iniciativa vai ser retomada, mas será incrementada com mais atrações na programação dos podcasts.
"A curadoria é nossa, da Cotrijal, com o propósito de trazer conteúdos antes, durante e depois do evento", conta Algeri. Outra novidade é que a cabine podcast vai ajudar a manter a Arena "viva durante todo o ano e não somente durante a Expodireto", acrescenta. "Esses conteúdos serão utilizados durante todo ano para trazer informação e ajudar o produtor e a nossa região a enxergarem as possibilidades voltadas para inovação e tecnologia", acrescenta.
Por ser um espaço de lançamento de tendências, a Arena Agrodigital se destaca por sempre trazer novidades - muitas delas vêm das empresas, startups e parceiros que participam da iniciativa. "Vamos ter muitas empresas com soluções utilizando inteligência artificial", enfatiza Schwalbert.
Os produtores e visitantes vão poder conhecer muitas das inovações que as startups estão desenvolvendo. O coordenador da Arena Agrodigital diz que, neste ano, o espaço das startups foi ampliado para que mais empreendimentos consigam apresentar suas soluções e modelos de negócios. "Nós só enxergamos que esse é um dos caminhos que vai trazer inovação para o agronegócio", enfatiza Schwalbert.
O espaço das startups tem curadoria do Sebrae e, nesta edição, 15 startups devem expor suas soluções. "É um espaço bem interessante para que o produtor conheça as possibilidades que ele já pode implantar nas suas propriedades, pois são produtos e soluções já validados e disponíveis", frisa Algeri. Além disso, o Cubo Itaú trará, em sua estrutura, outras 15 startups. A Arena Agrodigital também dará destaque às ações do Hub Aliança, grupo do qual a Cotrijal é fundadora e parceira.
Palco Principal
Segunda-feira
• 14h-15h: Cristiano Kruel - O Agro do Amanhã
• 15h-15h45min: Simone Stülp - Painel: INOVA RS
Terça-feira
• 10h-11h: Aliança Empresarial
• 11h-12h: Ronaldo Cerri - Uso de dados e tecnologias de precisão na reprodução de vacas de leite
• 14h-15h: João Henrique Costa - Dados informação e conexão: Construindo fazendas "smart" para o amanhã
• 15h30min-16h30min: Álvaro Ghedin - Como Conceber seu Gêmeo Digital da Fábrica de Ração
• 16h30min-17h30min: PALCO COTRIJAL BALDAN
Quarta-feira
• 10h-11h: Gabriel Marra (SLC) - Agricultura 5.0: navegando na era da digitalização para o futuro sustentável
• 11h-12h: Samuel Caldeiras (SLC) - A transformação da agricultura por meio da utilização de dados
• 14h-15h: Rafael Nascimento (SLC Máquinas) - Tecnologia aliada ao seu negócio: explorando os avanços tecnológicos nas máquinas agrícolas
• 15h30min-16h30min Samuel Guedes (TOTVS) - Impulsionando a produtividade tecnológica da sua empresa com as soluções da Totvs
• 16h30min-17h30min: Beatriz Domeniconi - ESG no agronegócio: visão do Itaú BBA