Na 26ª edição do Marcas de Quem Decide, evento do Jornal do Comércio que reúne e reconhece as empresas gaúchas mais lembradas e preferidas, dentre diversos segmentos, autoridades políticas também estiveram presentes para prestigiar e apontar o papel do poder público no incentivo ao empreendedorismo. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, 12 de março, no Teatro do Sesi, da Fiergs.
“Aqui todos são premiados. Gente que trabalha, que produz, levanta cedo e dorme tarde”, destacou o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo. Na avaliação do gestor, o poder público, seja federal, estadual, “tem que ser leve, diminuir a máquina pública e, quando possível, diminuir impostos”, citando o feito do seu governo, que reduziu 41 impostos em três anos.
A linha de pensamento é a majoritária no Legislativo da Capital, que tem aprovado as medidas propostas pelo prefeito. Presidente da Câmara Municipal, o vereador Mauro Pinheiro destaca que “os parlamentares e o Executivo têm o ajudado a diminuir impostos para atrair mais empresas para o nosso Estado e para o município”.
Para Mari Pimentel, o momento é de otimismo para o empresariado. “Viemos de uma eleição presidencial que gerou muita incerteza no mercado, todos esperavam que poderia ter uma ruptura no perfil econômico e o que vemos é um ministro da Fazenda (Fernando Haddad) que tem mantido uma perspectiva de serenidade. Também prestigiaram o evento os vereadores Idenir Cecchin e Mônica Leal.
Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Tavares avalia que a pesquisa “fortalece nossos sistemas e o empreendedorismo local”. Para José Paulo da Rosa, que tem experiência na iniciativa privada e no Sistema S e é atualmente titular da pasta de Educação no município, o reconhecimento das marcas “é muito importante num cenário tão competitivo”. Os secretários de Obras e Infraestrutura, André Flores, de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, e de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, também participaram da cerimônia.
Na Região Metropolitana, Esteio também tem na prefeitura uma gestão voltada para o desenvolvimento econômico. O prefeito Leonardo Pascoal lembra que o seu município foi o primeiro do País a implantar uma lei de liberdade econômica local. “Acreditamos na liberdade para que os empreendedores possam assumir os riscos, possam gerar emprego, renda e oportunidades, e com isso possam desenvolver suas atividades.
História da economia do Estado
Secretário adjunto de Comunicação do Estado, Alexandre Elmi representou o governador Eduardo Leite
TÂNIA MEINERZ/JCRepresentando o governador Eduardo Leite (PSDB), o secretário-adjunto de Comunicação, Alexandre Elmi, aponta a pesquisa Marcas de Quem Decide como “um exercício de otimismo e de confiança na economia do Rio Grande do Sul”. E aponta que a análise de todas as edições do evento representam a “história do que a economia e as instituições foram capazes de realizar nos últimos 25 anos”. Também esteve presente a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Adolfo Brito avalia que o Estado está retomando um estágio de crescimento, e destaca o papel da agricultura neste cenário. “Estamos trabalhando para ter reserva de água e, no momento adequado, quando São Pedro não mandar chuva na hora certa, ter como irrigar e a partir disso aumentar a produção e a produtividade na mesma área”.