Plataforma P-32 chega ao Estaleiro Rio Grande

Estrutura, que será desmantelada ao longo de um ano, terá reaproveitamento na produção de aço da Gerdau no Estado

Por Jefferson Klein

Unidade é a primeira da Petrobras a seguir novo modelo de reciclagem sustentável de plataformas
A plataforma P-32 chegou ontem ao Estaleiro Rio Grande, onde será desmantelada ao longo dos próximos 12 meses. A informação foi divulgada por nota da Ecovix, proprietária do estaleiro gaúcho. A embarcação, que fazia parte do sistema de produção da Petrobras e foi arrematada em leilão pela produtora de aço Gerdau em julho, é a maior unidade marítima a passar por esse processo no Brasil, em um novo modelo de destinação sustentável da petrolífera.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Trabalho envolverá a geração de mais de 200 postos de trabalho

O trabalho, de acordo com a nota da Ecovix, coroa os esforços de retomada da empresa que, nos últimos anos, vem diversificando suas atividades, com destaque para os reparos de embarcações. Vários trabalhos foram realizados desde 2021, com destaque para a sonda ODN I, da Foresea, que mobilizou mais de 700 pessoas neste ano.
O diretor-presidente do Grupo Ecovix, Robson Passos, enfatiza que a companhia está levando sua expertise para diversos setores da área naval. Para o desmantelamento da P-32, serão mais de 200 postos de trabalho gerados, com possibilidade de ampliação nos próximos meses.
A P-32 chega a Rio Grande no momento em que foi anunciado mais um avanço na estratégia da reciclagem da Gerdau: a empresa venceu, no fim de novembro, o leilão da plataforma P-33, que também será desmantelada no Estaleiro.
A embarcação, que era utilizada no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, tem aproximadamente 337 metros de comprimento, 54,5 metros de largura e cerca de 45 mil toneladas. A Gerdau utilizará a sucata metálica como matéria-prima para a produção de aço na unidade industrial de Charqueadas.
A P-33 deve chegar ao estaleiro em meados de 2024 e seu desmantelamento levará cerca de um ano.