Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 24 de Novembro de 2023 às 09:51

Black Friday movimenta comércio no Centro de Porto Alegre

Centro registra movimento de consumidores e muito apelo de lojas para atrair clientes

Centro registra movimento de consumidores e muito apelo de lojas para atrair clientes

LÍVIA ARAÚJO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Lívia Araújo
A Black Friday está na rua e atrai consumidores no Centro Histórico de Porto Alegre. Na rua Doutor Flores, um dos pontos mais movimentados da região, registra um movimento crescente de pessoas. Lojas estão vestidas com a campanha, com anúncio de preços para atrair a atenção.
A Black Friday está na rua e atrai consumidores no Centro Histórico de Porto Alegre. Na rua Doutor Flores, um dos pontos mais movimentados da região, registra um movimento crescente de pessoas. Lojas estão vestidas com a campanha, com anúncio de preços para atrair a atenção.
Redes nacionais e regionais reforçaram as equipes de vendas para atender quem entra no ponto. Os vendedores logo se apresentam para esclarecer as dúvidas sobre os produtos de interesse dos clientes. 
No Pop Center, o movimento está bem mais fraco na largada da manhã desta sexta-feira (24). O lojista Rafael Correa diz que a circulação segue ritmo de fim de mês.
"Quando tem alta demanda, o movimento é intenso já de manhã", comenta Correa, citando ainda que as vendas vêm caindo para ele e outras lojas do camelódromo.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/11/24/206x137/1_economia_varejo_black_friday_pop_center_jornal_do_comercio-10397701.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6560a68c256d4', 'cd_midia':10397701, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/11/24/economia_varejo_black_friday_pop_center_jornal_do_comercio-10397701.jpeg', 'ds_midia': 'Varejo - economia - lojas - Pop Center - movimento - lojista Rafael Correa - Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'LÍVIA ARAÚJO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Varejo - economia - lojas - Pop Center - movimento - lojista Rafael Correa - Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '602', 'align': 'Left'}
Correa, com loja no Pop Center, diz que a circulação segue ritmo de fim de mês. Foto: Lívia Araújo/JC
O lojista diz que o desempenho das vendas limita a oferta de itens com preços mais atrativos porque a margem é pequena. Outros vendedores ouvidos pela reportagem do Jornal do Comércio também reclamaram do baixo movimento e comentaram que esperam melhora do fluxo ao longo do dia.
Pessoas que circulam na região mostram mais interesse em eletrodomésticos e eletrônicos. Aproveitando a tendência, várias lojas também estão contando com estoque reforçado de produtos como geladeiras, expostos já com a embalagem protetora na frente dos comércios.
Uma delas estava sendo negociada pelo casal Maria Isabelly Pereira e Júlio César Neto, de 18 e 20 anos, em uma das lojas do Magazine Luiza na Doutor Flores. Preparando-se para casar em fevereiro do ano que vem, os jovens contam que passaram meses acompanhando a variação de preços na internet e estão usando a Black Friday para ver os produtos cobiçados pessoalmente e poder “equipar a casa”. “Estamos vendo que os preços estão equivalentes aos da internet, então vale a pena. A gente também se sente mais seguro em comprar na loja física porque tem um bom atendimento e podemos tirar dúvidas sobre o funcionamento, e conferir se o produto é bom mesmo”, conta Neto.
 {'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/11/24/206x137/1_maria_isabelly_pereira_e_julio_cesar_neto_compram_eletro_na_black_friday_foto_livia_araujo-10397715.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6560b37479de2', 'cd_midia':10397715, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/11/24/maria_isabelly_pereira_e_julio_cesar_neto_compram_eletro_na_black_friday_foto_livia_araujo-10397715.jpg', 'ds_midia': 'Maria Isabelly Pereira e Júlio César Neto aproveitam a Black Friday para as compras do casamento', 'ds_midia_credi': 'Lívia Araújo/Especial/JC', 'ds_midia_titlo': 'Maria Isabelly Pereira e Júlio César Neto aproveitam a Black Friday para as compras do casamento', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '618', 'align': 'Left'}
Maria Isabelly Pereira e Júlio César Neto aproveitam a Black Friday para as compras do casamento
A gerente da unidade das Lojas Colombo na Doutor Flores, Renata Lima Silva, também pontua que é comum que, em uma venda de eletrodoméstico de grande porte, sempre o cliente acaba comprando junto o que ela chama de “eletrinho”. “O pessoal sempre leva fritadeira, liquidificador, jarra elétrica, para acompanhar o produto grande”, diz. Para Renata, em vez de abrir mais cedo, a preferência da loja foi estender o horário de funcionamento até às 20h, porque registra um movimento mais intenso a partir da tarde
Lojistas, tanto no digital como no ponto físico, podem ainda busca mais eficiência na campanha. O vice-presidente de marketing da Pmweb, Guto Rocha, falou à coluna Minuto Varejo sobre ações efetivas para atrair cliente que já compra com a loja e também fazer promoção com produto em estoque. 

Notícias relacionadas