A subestação Nova Santa Rita, uma das principais estruturas de transmissão de energia do Rio Grande do Sul, também enfrentou as dificuldades causadas pelas chuvas ocorridas no Estado recentemente. O empreendimento ficou alagado nesta segunda-feira (20) com a água vindo do Rio Caí, que fica a cerca de dois quilômetros de distância da unidade.
Operando há cerca de 17 anos, a estrutura instalada no município de Nova Santa Rita é considerada como fundamental para o abastecimento de energia da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Sistema Interligado Nacional (SIN). Apesar da situação, a subestação manteve seu funcionamento nesta segunda-feira.
Questionada se havia alguma possibilidade de a planta ser desligada, a CGT Eletrosul, empresa responsável pelo complexo, em nota, informou que a subestação “segue operando dentro dos patamares de segurança, a partir da gestão remota do Centro de Operação do Sistema Elétrico da companhia, em Florianópolis (SC), em consonância com os parâmetros, diretrizes técnicas e procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”. A companhia acrescenta que “monitora em tempo real a situação e observa a redução gradativa do nível das águas”.