Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Urbanismo

- Publicada em 06 de Novembro de 2023 às 13:59

Empresários lançam movimento por mudanças no Plano Diretor de Porto Alegre

Claudio Teitelbaum (d), do Sinduscon, foi o porta-voz do grupo, que reúne mais de 40 entidades empresariais, e detalhou propostas

Claudio Teitelbaum (d), do Sinduscon, foi o porta-voz do grupo, que reúne mais de 40 entidades empresariais, e detalhou propostas


DUDU LEAL/DIVULGAÇÃO/JC
Em meio ao processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, um movimento que reúne 46 entidades empresariais e de classe da capital gaúcha elaborou um "Plano Diretor comentado", resultado de uma série de workshops e que foi enviado à prefeitura com contribuições para a tramitação e implementação de normas e políticas públicas para o planejamento urbano. 
Em meio ao processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, um movimento que reúne 46 entidades empresariais e de classe da capital gaúcha elaborou um "Plano Diretor comentado", resultado de uma série de workshops e que foi enviado à prefeitura com contribuições para a tramitação e implementação de normas e políticas públicas para o planejamento urbano. 
Alguns desses pontos foram comentados no lançamento do "Movimento Porto Alegre +", que aconteceu na manhã desta segunda-feira (6) no Hotel Ritter, no Centro Histórico de Porto Alegre. 
De acordo com o porta-voz da iniciativa, o empresário da construção civil Claudio Teitelbaum – presidente do Sinduscon-RS –, a participação na revisão do Plano Diretor é a primeira frente de atuação do movimento. "Somos uma ação conjunta de mobilização e conscientização para que Porto Alegre tenha mais mobilidade urbana, mais geração de empregos, mais empreendedorismo, mais crescimento econômico, mais segurança, densificação ordenada, mais valorização de áreas e bairros mais completos, gerando mais qualidade de vida à população e desenvolvimento sustentável”, resume. As entidades reunidas representam segmentos como comércio e varejo, indústria, serviços, turismo, urbanismo, empreendedorismo e inovação.
O consultor técnico do Sinduscon-RS, Antonio Zago, explicou que, desde 2019, quando teve início a revisão do Plano Diretor, há um grupo de trabalho multissetorial voltado a avaliar os diferentes pontos do Plano. Com base nesse trabalho, as entidades fizeram workshops colaborativos entre as entidades, o que resultou no documento enviado pelo Porto Alegre + à administração municipal.
Entre as propostas sugeridas, está a melhoria do aproveitamento do espaço público. "Queremos replicar o adensamento de bairros como Bom Fim, Cidade Baixa, que são bastante completos, onde não há necessidade de grandes deslocamentos de seus moradores para outros locais da cidade. A partir de estudos, identificamos regiões onde isso pode ser permitido, dentro da linha de democratizar a moradia em determinados bairros e fazer com que o aumento do adensamento gere mais condições de segurança e de mobilidade”, explica Zago.
Ao todo, o coletivo destaca 40 pontos de atenção dentro do processo de revisão do Plano Diretor.
Teitelbaum adiantou que os itens sugeridos serão levados a uma discussão mais ampla, inclusive no âmbito da Conferência de Revisão do Plano Diretor, que será realizada entre esta terça-feira, 7 de novembro e quinta-feira (9). “Levamos consensos e diretrizes à municipalidade que foram, ao menos em parte, consideradas pela consultoria que está trabalhando na revisão do Plano”, disse. Segundo Teitelbaum, outras contribuições poderão ser levadas pela prefeitura no formato definitivo do Plano, que será novamente debatido em dezembro em uma audiência pública.
“O que a gente espera é que a conferência seja um movimento democrático e que se deem vozes para todos. Há muitas pessoas que acham que tem que gritar para serem ouvidas. Queremos um movimento em que as pessoas falem de urbanismo. Se comportem de forma urbana”, pontuou.
Em parte, a citação do empresário se vincula manifestações e protestos ocorridos por conta de obras em espaços públicos como o Parque da Harmonia, objeto de uma disputa judicial que contestou medidas como o corte de árvores no parque e resultou, inclusive, na paralisação temporária dos trabalhos.
“Uma das primeiras reuniões foi depois do episódio do Parque da Harmonia, que deixou muita gente inconformada, porque poucos estavam gritando em prejuízo de muitos. Mostramos então que a união dessas entidades era necessária para que a sociedade pudesse expressar o que pensa. Mais de 95% das entidades têm consenso, então, vamos unir esse consenso em torno do que a gente concorda”, disse.
Entidades que integram o Movimento Porto Alegre +

ABIH/RS - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio Grande do Sul

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Rio Grande do Sul

ACIR - Associação do Comércio e Indústria da Restinga

ACLAME - Associação da Classe Média

ACOMAC - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção

ACPA - Associação Comercial de Porto Alegre

ADVB/RS - Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil no RS

AEHN - Associação das Empresas dos Bairros Humaitá-Navegantes

AGAAE - Associação Gaúcha dos Advogados de Direito Ambiental Empresarial.

AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados

AGEOS - Associação Gaúcha de Empresas de Obras de Saneamento

AGM - Associação Gaúcha de Microcervejarias

AGV - Associação Gaúcha do Varejo

AJE-POA - Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre

AMCHAM - Câmara Americana de Comércio para o Brasil

AMICRO POA - Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Porto Alegre

ARP - Associação Riograndense de Propaganda

AsBEA-RS - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Rio Grande do Sul

Associação Delta do Jacuí

CDL POA - Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre

CEPORTO - Centro Empresarial Porto Seco

Ciclo Empreendedor

CREA-RS - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul

EO Porto Alegre - Entrepreneurs’ Organization

FEDERASUL - Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul

IBEF-RS - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças RS

ICF – Instituto Cultural Floresta

IEE - Instituto de Estudos Empresariais

Instituto Caldeira

LIDE-RS - Grupo de Líderes Empresariais

LIVE Marketing

Porto Alegre Convention & Visitors Bureau

SECOVI-RS/AGADEMI - Sindicato da Habitação do RS / Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário

SERGS - Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul

Sescon/RS - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul

SHPOA - Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre

Sicepot/RS - Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul

Sindeedin-RS - Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Estado do Rio Grande do Sul

Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região

Sindienergia-RS - Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul

Sindihospa - Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre

Sindilojas Porto Alegre - Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre

Sinduscon-RS - Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul

Sulpetro - Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado do RS

Tijolo Hub

Transforma-RS