{{channel}}
Indústria química nacional chama a atenção para desequilíbrio causado por entrada de produtos importados
Déficit da balança comercial do setor no primeiro semestre deste ano foi de aproximadamente US$ 23,7 bilhões
Sofrendo com os impactos da alta importação de produtos químicos, principalmente dos Estados Unidos e da China, os empresários brasileiros do setor pretendem alertar a classe política sobre sua atual situação. Uma ação nesse sentido, desencadeada pela Frente Parlamentar da Química, em parceria com as empresas Braskem, Indorama Ventures (que adquiriu a Oxiteno) e Innova, promoverá na próxima segunda-feira (14) uma visita ao Polo Petroquímico de Triunfo, com a presença do governador Eduardo Leite e de vários deputados.
LEIA TAMBÉM: como, por exemplo, mudanças tarifárias e a disponibilização de uma matéria-prima com custo mais competitivo.
Cordeiro acrescenta que a dificuldade enfrentada pelas empresas também se reflete na arrecadação do governo, já que no primeiro semestre desse ano os impostos federais recolhidos pela indústria química encolheram cerca de R$ 2 bilhões, uma redução de aproximadamente 12%. Além da comitiva que irá ao polo gaúcho, o presidente-executivo da Abiquim prevê que ações semelhantes envolvendo políticos e empresas do setor sejam realizadas nos polos petroquímicos da Bahia e de São Paulo.