Federasul abre debate sobre o Rio Grande do Sul de 2035

Manifesto Empreendedor Gaúcho foi apresentado pela entidade

Por Eduardo Torres

Rodrigo Sousa Costa apontou desafios com um horizonte do Rio Grande do Sul de 2035
O Manifesto Empreendedor Gaúcho, sob a forma de uma cartilha, resultado de seis meses de encontros macrorregionais com representantes de todos os setores produtivos do Rio Grande do Sul, foi apresentado nesta terça-feira (25) em reunião-almoço organizada pela Federasul.
O objetivo, como definiu operam na Zona Franca em Manaus e em relação à recente decisão do governo federal sobre a isenção de importações de até US$ 50.
“A opinião pública precisa entender que a economia funciona em cadeia. Aquela compra mais barata da China, isenta dos impostos que o empreendedor brasileiro paga, vai se refletir em perdas de empregos no varejo e na indústria. Nós sempre seremos favoráveis à concorrência, mas à concorrência leal”, aponta o dirigente.
Entre as “hemorragias” urgentes, a entidade destaca ainda a necessidade de ações como abertura de crédito e revisão da legislação ambiental como formas para socorrer a cadeia produtiva de proteína animal em crise. “Corremos o risco de, ao invés de termos a solução para a segurança alimentar, que é o nosso potencial para o mundo, produzirmos nos próximos anos um êxodo rural pela insustentabilidade do negócio”, resume.