Simpósio do Varejo foca na experiência do consumidor em Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas Caxias do Sul acontece dia 29 de agosto

Por Bárbara Lima

Lisandra e Staudt apostam no sucesso do evento que ocorre em agosto
O varejo é profundamente humano. O 5º Simpósio Estadual do Varejo, que acontece no dia 29 de agosto, em Caxias do Sul, na serra gaúcha, tem o objetivo de trazer essa temática, cada vez mais essencial, mesmo em tempos de tanta tecnologia e compras virtuais, à tona. Com o mote "O varejo surpreende: criando novas emoções", o evento, promovido pelo Sindilojas Caxias, aposta na Arena Sebrae e no espaço gastronômico como novidades para oportunizar experiências mais ricas aos empresários. 
"Com os palestrantes selecionados, queremos mostrar a humanização no varejo, mostrar que o detalhe faz a diferença, que olho no olho faz a diferença. Mesmo tendo todo o arsenal de tecnologias, o humano não se perde. A gente atende pessoas e trabalha com pessoas", explicou Lisandra De Bona, gerente executiva do Sindilojas Caxias. O formato do evento também volta a ser integral, com mais de 10 horas de conteúdo, sem conflito de horário entre as palestras de profissionais nacionais e locais. Nomes como Danni Suzuki e Marco Zanqueta são presenças confirmadas no simpósio. 
Na Arena Sebrae, depois das rodadas de negócios, os palestrantes irão apresentar assuntos de relevância para o evento. O cerimonialista Sidnei Staudt falará sobre "detalhes que fidelizam." Conforme opinou, a ideia deste palco é reforçar o potencial da cidade e enfatizar a importância de pensar a experiência do cliente na hora da venda. "A gente tem que respeitar a essência de cada cliente, seja no comércio ou no serviço", afirmou Staudt. Como exemplos de detalhes que fazem a diferença, citou o "cheirinho da loja, a abordagem, o cafezinho e a liberdade de espaço."
De acordo com o cerimonialista, ainda, fidelizar o cliente é um desafio que pode ser superado com atitudes durante toda a jornada de compra, no pré, durante e pós. "Chamar pelo nome faz diferença, o contato físico faz a diferença", ponderou. A temática do evento conversa, inclusive, com a pesquisa do Dia do Comércio, realizada pelo JC, 10 dirigentes preveem tendências do varejo gaúcho