Fábrica de cimento com investimento do ex-jogador Lugano vai operar em polo no RS

Unidade em Montenegro é a primeira da Hipermix no RS e atenderá mercado regional

Por Patrícia Comunello

Lugano (2º esq. p/ dir.), sócio da unidade, acompanhou visita de autoridades em Montenegro
O Rio Grande do Sul terá em breve uma nova fábrica de cimento, a primeira dentro do Polo Integrado da Química em estruturação em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). A unidade é da paulista Hipermix, com aporte de cerca de R$ 100 milhões anunciados em 2020, e tem entre os investidores o ex-jogador uruguaio Diego Lugano.
O projeto foi anunciado em fevereiro de 2020, pré-pandemia. A crise sanitária acabou atrasando a construção do parque fabril e, consequentemente, do novo polo químico, que, mesmo assim, levou um ano e meio para ser concluído. Na semana passada, Lugano esteve na planta e acompanhou a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, e do adjunto da pasta, Derly Fialho.
É também a primeira indústria da Hipermix no Estado. Outras operações estão nas regiões Sudeste e Nordeste. O grupo, que é um dos maiores players no mercado paulista, projeta dar a largada na produção entre fim de julho e começo de agosto, informa, em nota, a M.Stortti Consulting Group, consultoria gaúcha que fez o plano de negócios e desenvolvimento para implantação da unidade.  
A Hipermix vai fabricar cimentos especiais, argamassa e pozolanas para atender o mercado regional e de Santa Catarina e do Paraná. Argentina e Paraguai também estão nos planos comerciais. Segundo a Stortti, "o empreendimento deverá produzir 100 mil toneladas por ano, mas com potencial ainda maior nos próximos meses". A capacidade instalada é de 400 mil toneladas anuais, que deve ser escalada após a largada da produção. A planta abrirá 30 empregos diretos e 120 indiretos, acrescenta a consultoria.
Montenegro, distante 46 quilômetros de Porto Alegre e vizinha do Polo Petroquímico de Triunfo, foi escolhida para receber a unidade devido ao potencial logístico de recebimento de matéria-prima. Há possibilidade de transporte de insumos do Uruguai, prevê a Hipermix.