Debate em Pelotas abre mapeamento econômico do Rio Grande do Sul

Painel discutiu desenvolvimento econômico das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste

Por JC

Projeto Mapa Econômico do RS, lançado pelo Jornal do Comércio na manhã desta sexta-feira (23) no Parque Tecnológico de Pelotas
Eduardo Torres, de Pelotas
O Pelotas Parque Tecnológico foi palco do painel Desafios e Oportunidades Econômicas para a Região Sul, Campanha e Fronteira Oeste, que marcou o início do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, novo projeto do Jornal do Comércio. O primeiro encontro regional da série, realizado na sexta-feira, 23 de junho, reuniu lideranças políticas e empresariais, com representantes da indústria, do agronegócio, do varejo, do setor de infraestrutura, da academia, inovação, bem como o poder público estadual e municípios.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que serviu para ouvir o entendimento dos atores sobre potencialidades da economia local, desafios e caminhos a serem seguidos, informações que serão aprofundadas no primeiro capítulo do Mapa que está sendo produzido pelo JC. O especial será publicado no dia 10 de julho.
LEIA TAMBÉM: Região Sul do Estado deve receber R$ 197 milhões em investimentos 
Para o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, começar este debate, que resultará no Mapa Econômico, pela região Sul do Estado demonstra a sensibilidade do projeto. “Está nessa região o grande espaço para investimentos na economia gaúcha. É a nova fronteira agrícola, com promoção da diversidade produtiva. É também a região para onde projetos de inovação energética, por exemplo, estão direcionados. O momento é muito especial porque poder público, a academia e a iniciativa privada estão atuando em conjunto”, resume Otomar. O banco destinou, na última década, R$ 1,7 bilhão em ações de fomento à economia desta região.

Últimas Notícias