Prefeitura vai conceder manutenção do Mercado Público à iniciativa privada

Serviços de limpeza, coleta de lixo, vigilância e manutenção do prédio serão de responsabilidade de um única empresa

Por Bolívar Cavalar

mercado público - centro de porto alegre - urbano -
A prefeitura de Porto Alegre pretende abrir uma licitação para a contratação de uma empresa privada que será responsável pela limpeza, coleta de lixo, serviços de vigilância e manutenção do Mercado Público. A previsão é que o edital seja publicado até agosto deste ano
O titular da Secretaria Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) da Capital, André Barbosa, explica que a grande diferença em relação a como o poder público administra o Mercado é na manutenção do prédio. Ao contrário da manutenção, a limpeza, coleta de lixo e vigilância já são realizados por diferentes empresas contratadas pelo executivo municipal. A ideia é passar estas responsabilidades para uma única companhia, além de transmitir os serviços de manutenção, hoje dever da prefeitura, para a iniciativa privada.

• LEIA TAMBÉM: 
O custeio desta operação será da mesma forma que ocorre hoje com a administração do poder público. As despesas pagas pelos mercadeiros pela manutenção do espaço serão repassadas à prefeitura e posteriormente para a empresa, que realizará os serviços no Mercado Público de acordo com os requerimentos assinalados no edital do contrato. 
O secretário André Barbosa enfatiza que este processo não é uma privatização do Mercado, e sim a terceirização dos serviços de manutenção. Ele reitera que a proposta de concessão do espaço, feita pelo governo Marchezan e arquivada na gestão Sebastião Melo, segue inteiramente fora dos planos do executivo.