Começa nesta sexta-feira (26) a agenda que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, cumprirá no Estado (a primeira vinda do dirigente ao Rio Grande do Sul no comando da estatal). No dia inicial da sua visita, o dirigente irá até a refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, e também terá uma reunião com o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, e vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, na sede da entidade, em Porto Alegre.
Na Capital, serão abordados temas como o polo naval gaúcho, a paridade internacional do preço dos combustíveis e biocombustíveis. Já na segunda-feira (29), Prates estará no município de Rio Grande, na Refinaria de Petróleo Riograndense (antiga refinaria Ipiranga).
A unidade, que tem a Petrobras como uma de suas acionistas, juntamente com Braskem e Grupo Ultra, analisa a possibilidade de passar a atuar como uma biorrefinaria, utilizando como matérias-primas itens como óleos vegetal e reciclado. A expectativa é que o investimento na iniciativa possa alcançar até R$ 2,5 bilhões e terá o foco na produção de diesel e combustível para aviação.