Com mais tempo para se organizar, o setor gastronômico de Porto Alegre estima que a edição deste ano do South Summit Brazil irá gerar um incremento de 20% a 30% no faturamento de março. A projeção é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RS (Abrasel), que destaca também o aumento das contratações de trabalhadores temporários, especialmente para os empreendimentos localizados na região central da cidade. A organização do evento calcula a presença 20 mil pessoas nos dias 29, 30 a 31.
LEIA TAMBÉM: Confira a cobertura completa do South Summit
“No ano passado, a agenda foi decidida muito em cima da hora e não tivemos tanto tempo para nos preparar. Foi tudo decidido em janeiro e o evento já ocorreu em maio. Agora conseguimos planejar melhor nossas divulgações, nossas redes sociais e publicidades”, ressalta o presidente da entidade, João Melo.
As mais de 2 mil empresas inscritas na Startup Competition 2023 são provenientes de 86 países diferentes (44% do território mundial). Na avaliação do dirigente, no ano passado se conseguiu bons resultados porque o segmento conta ainda com legado da Copa do Mundo de 2014, quando foram incorporados cardápios em outras línguas e os profissionais foram preparados com informações sobre a cidade. “Além disso, alguns locais investem em pratos especiais para este evento”, ressalta.
Segundo o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), o setor envolverá mais de 200 mil pessoas no atendimento dos visitantes.
Na hotelaria, o Sindha projeta 80%, em média, e até 100% de ocupação da capacidade, que soma quase 15 mil leitos em 91 empreendimentos. Equipamentos que atuam com acomodações de luxo e super luxo são as mais demandadas e devem lotar, avalia o sindicato. O diretor operacional e de novos negócios da rede Plaza Hotéis, Oscar Henrique Schmidt, valida o nível de ocupação, que ficará acima da edição de 2022.
As palestras ocorrem no Cais Embarcadero, mas haverá também intervenções no Farol Santander, Instituto Caldeira, Catedral Metropolitana, Quarto Distrito, entre outros. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o vice-governador do Estado Gabriel Souza, que participou desde o início da iniciativa de trazer o South Summit Brazil para o Rio Grande do Sul, lembra que a parceria com a plataforma nascida na Espanha prevê ainda mais quatro edições para serem realizadas na capital gaúcha.