Gramado ganhará mais um importante atrativo turístico: a primeira unidade gaúcha do Hard Rock Hotel. O projeto estimado em R$ 1 bilhão será construído em três fases ao longo de 10 anos às margens da rodovia RS-235, região que já conta com grandes empreendimentos hoteleiros.
O futuro Hard Rock Hotel será erguido em frente ao resort Laghetto Golden, da rede Laghetto, situado no km 31, no bairro Carazal.
A construção deve começar em 2024 e a previsão é de início das operações até 2027. Já começou a ser feita a retirada de vegetação da área.
O hotel deve gerar mais de 1 mil postos de trabalho para atender hóspedes de 858 leitos, sendo 431 na primeira fase –, a serem comercializados no modelo de multipropriedade, com venda de unidades para uso de compradores.
O Hard Rock Hotel de Gramado terá toda a memorabilia característica dos hotéis da marca, com artigos que remetem ao universo do rock'n'roll. Esta ambientação deverá consumir metade do investimento total no hotel. Além disso, o projeto valoriza a madeira e pedra natural, em sintonia com as arquiteturas italiana e germânica, típicas da região.
Projeto mostra entrada do hotel, com elementos que vão atrair turistas. Imagem: Mundo Planalto/Divulgação
O hotel contará em sua estrutura com seis operações gastronômicas da própria marca Hard Rock, cinco piscinas (duas internas e três externas), ambientes para convenções e reuniões, loja Rock Shop e área vip (Rock Royalty Lounge), além de áreas para shows e eventos espalhados por todo empreendimento, como a Promenade, Rock Plaza, Woodstock e outros ambientes.
Haverá também espaço kids (Roxity) e outros (como o Teens Spirit, Hot Springs, Academia Body Rock e Rock Spa).
O projeto também contempla espaço para até 16 operações externas de entretenimento e gastronomia, a serem selecionadas pelo grupo empreendedor para compor o cardápio de experiências.
A companhia de planejamento urbano Mundo Planalto, com sede em Goiás e que capitaneia o grupo de empresas e investidores do projeto, afirma que o hotel já tem todas as licenças para a construção concedidas. A tramitação na prefeitura levou cinco anos. A construção deve envolver a contratação de cerca de 300 trabalhadores.
“No Rio Grande do Sul, estamos à frente da construção do Castelos do Vale Resorts, primeiro hotel-resort instalado dentro de uma vinícola no Brasil, em Bento Gonçalves”, destaca o CEO da Mundo Planalto, José Roberto Nunes.
A cidade da Serra Gaúcha já tem um restaurante da marca em funcionamento, com 1,2 mil metros quadrados e capacidade total de atender até 450 pessoas. O Hard Rock Cafe Gramado é uma das operações com maior faturamento entre unidades situadas tanto fora como nos Estados Unidos.