Mais quatro unidades do BIG vão fechar no RS para virar Atacadão

Seis unidades fecham dia 15 de janeiro para serem transformadas em Atacadão

Por Patrícia Comunello

Grupos irão reservar viabilidade, atratividade e competitividade das lojas que terão de ser vendidas
Mais quatro hipermercados BIG - ex-Walmart e grupo BIG - e agora Carrefour Brasil, vão virar o atacarejo Atacadão no Rio Grande do Sul. Além de Alvorada e Gravataí, as outras que vão trocar de layout e formato de loja ficam em Santa Maria, Santana do Livramento, Sapiranga e Uruguaiana, segundo o grupo francês, maior varejista brasileira.
As seis unidades fecham no dia 15, confirma a varejista que comprou a bandeira e outras marcas do grupo BIG em 2021. A de Santa Maria é que fica no bairro Patronato.
Nos dias que antecedem a interrupção para a troca das operações, as unidades fazem promoções de mercadorias disponíveis nas gôndolas.
O Carrefour não estipula prazo de conclusão das mudanças para a reabertura das filiais. "A inauguração das unidades será informada próximo das datas", diz o grupo, em nota.
Até agora, já foram transformadas duas unidades - a do bairro Vila Nova, na Zona Sul da Capital, e em Bagé, na Campanha. As lojas fecharam em julho e reabriram no fim de novembro. Portanto, foram obras de cerca de quatro meses.
Sobre os funcionários das duas futuras transformações, o grupo diz que "cada caso será avaliado individualmente". As possibilidades são atuar em outras lojas ou nos futuros atacarejos.
O Carrefour ainda não definiu quando faz a troca de bandeira do BIG no BarraShoppingSul, que pode virar hipermercado Carrefour, Sam's Club, Nacional ou Atacadão, diz o grupo. Não há data para a alteração, e as lojas operam normalmente.
Na Capital, tem ainda o BIG Sertório, que tem ao lado um Sam's Club e, na frente, um Atacadão.
Outras duas lojas que eram Nacional e Maxxi Atacado, que estavam no portfólio do grupo BIG, hoje estão nas mãos do gaúcho Asun, que comprou os pontos, negociando a renovação dos contratos com os donos dos imóveis.
As duas lojas reabriram como Asun (ex-Nacional) e Leve Mais (ex-Maxxi) em meados de dezembro.
A venda ocorreu após determinação do Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) em função de risco de concentração de mercado com as aquisições feitas pela companhia francesa do ex-grupo BIG, em 2021.
Mais dois Maxxi Atacado entraram no pacote com o Asun - a loja de Santa Maria, já reaberta, e a de Viamão, que ainda depende de acordo com o dono do prédio, segundo o presidente da bandeira gaúcha, Antonio Ortiz Romacho.
O Carrefour informa ainda que não usa mais o cartão Hipercard nas compras de clientes. Quem tem relação com o cartão pode entrar em contato pelo WhatsApp (11 4090-1896), aplicativo ou pela central de atendimento do Hipercard.