Tradicional ponto turístico da Serra gaúcha, a Pousada Fornasier encerra as atividades e vai a leilão neste mês. A venda da propriedade foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, na 2ª Vara Cível da Comarca de Bento Gonçalves.
Pertencente à família Fornasier, a pousada, restaurante e vinícola ficou conhecida pelas belas paisagens e vinhos autorais, tornando-se um cartão postal de Pinto Bandeira. A decisão do leilão é vinculada a um processo de execução fiscal pelo Estado— consulta processual no site do TJRS aponta cobrança judicial dos créditos públicos inscritos em dívida ativa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
O leilão acontece pela plataforma
Zaccarias Leilões a partir das 10h do dia 17 de agosto. Caso não haja solicitantes, segue para segundo leilão no dia 31 de agosto, no mesmo horário, por 50% da avaliação.
O imóvel é dividido em três lotes — dois de 25 mil m² e outro de 113.740 m². No total, a Pousada Fornasier foi avaliada em R$ 6.900.000,00 (seis milhões e novecentos mil reais). Segundo o edital do leilão, a propriedade inclui:
- Um pavilhão de pedra com dois andares, mais duas elevações (torres) na parte frontal de mais um andar, composta de duas salas uma com bar e outra com restaurante, uma sala de recepção e uma sala de depósito, mais um anexo em alvenaria construído na parte de trás do prédio com 16 quartos, mais um portão;
- Um pavilhão de alvenaria, de cor amarelo, coberto por parte de telhas e parte de zinco;
- Um prédio de alvenaria de três andares com 17 quartos, mais lavanderia, com uma pequena casa de alvenaria de 4x4 ao lado (casa de jogos);
- Uma casa de alvenaria de dois pisos com piscina;
- Uma casa de alvenaria de tijolos a vista, com porão, coberto de telha;
- Uma casa de madeira de cor amarela, coberta com zinco, com porão de alvenaria.
A arrematação será considerada aquisição originária. Ou seja, os bens serão vendidos ao arrematante livres e desembaraçados de quaisquer ônus e débitos (até a data da expedição da carta de arrematação ou mandado de entrega).