Junior Achievement oferece 40 bolsas para curso de TI no RS

As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 5 de agosto

Por JC

Os jovens passam a integrar o banco de talentos das empresas parceiras
Diante da crescente demanda por novos profissionais na área de tecnologia da informação (TI), a Junior Achievement Brasil (JA Brasil), o Google e o BID Lab estão abrindo novas turmas para o programa TECH.JA. São 480 bolsas de estudo a nível nacional, sendo 40 delas para os jovens do Rio Grande do Sul.
A iniciativa é destinada a jovens de 18 a 29 anos, que concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino e que tenham uma renda de até dois salários-mínimos por membro da família. Para fazer o curso não é necessário conhecimento ou experiência anterior, apenas ter interesse em atuar na área de TI.
O curso é gratuito e online, tem duração de quatro meses, com dedicação de quatro horas por dia, cinco vezes por semana. Além da capacitação técnica, o curso abrange tópicos como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego.
A JA Rio Grande do Sul avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos jovens que não possuírem o equipamento, dependendo da disponibilidade dos computadores em cada localidade. Em 2020, o TECH.JA foi um dos quatro vencedores do Prêmio Super-Heróis de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por adaptar a metodologia do programa ao cenário da Covid-19 e fornecer computadores e subsídios de contratação de internet.
Ao final do curso, os jovens receberão um certificado profissional de Suporte em TI emitido pelo Google juntamente com a certificação da Junior Achievement Brasil. Os jovens também passam a integrar o banco de talentos das empresas parceiras, com a possibilidade de participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis. As inscrições para o programa podem ser feitas pelo https://www.jabrasil.org.br/ti até o dia 5 de agosto.