{{channel}}
Jorge Gerdau fala de educação e valores em evento na CIC Caxias
Executivo gaúcho, ex-CEO do Grupo Gerdau, foi convidado da tradicional reunião almoço da entidade
Palestrante da tradicional reunião almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), realizada nesta segunda-feira (4), o empresário Jorge Gerdau Johannpeter falou sobre valores no ambiente empresarial e a importância de melhorar a educação no País.
Ex-CEO e ex- presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, o executivo compartilhou passagens de sua experiência à frente da quarta geração da empresa familiar, prestes a completar 121 anos, e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do qual é o atual presidente do conselho superior.
Manifestou também sua visão sobre diferentes temas, enfatizando a importância de pontos que considera básicos tanto na vida pessoal como empresarial, que são valores, ética, respeito e cultura. “A cultura de valores deve predominar o ambiente da empresa de cima até o chão de fábrica. Não se chega a 100 anos sem ética e sem valores”, sustentou.
Gerdau também revelou três frentes que considera fundamentais para o sucesso de qualquer empresa ou atividade: felicidade de todos os stakeholders, sustentabilidade econômica, social e ambiental e competência técnica, humana e conceitual. “Estes três conceitos, no meu entender, são a essência de como tenho que me posicionar na liderança e na condução de uma empresa. Não pode ter stakeholder insatisfeito, ele estraga o resto também”, afirmou.
A importância do benchmark para o aumento da produtividade, a relação entre competitividade e Custo Brasil e a participação política também foram assuntos abordados pelo empresário no decorrer de sua palestra na CIC Caxias. Gerdau, no entanto, foi enfático ao afirmar que melhorar a educação básica no País é um dos desafios mais importantes a serem superados. Para ele, a atual situação educacional do Brasil é de "irresponsabilidade coletiva", despontando cada vez mais a relação entre educação, desigualdade social e crescimento econômico.
“O maior desafio que temos é no campo da educação. No mundo de hoje já não basta a educação convencional, ele exige patamares superiores. Se eu quero construir o desenvolvimento, eu só consigo com educação e capacitação”, observou.
Ele também defendeu a utilização de práticas de gestão e acompanhamento de resultados para fazer evoluir a qualidade do ensino. “É preciso exigir mais para ter resultados melhores”, finalizou o empresário.
Ao se pronunciar, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, elogiou a trajetória de Jorge Gerdau e mencionou que o empresário é um exemplo e inspiração, principalmente por atuar em prol de causas consideradas da maior importância para o desenvolvimento do estado e do Brasil. “Graças à sua persistência, podemos dizer que muitas empresas de Caxias do Sul e da Região hoje se encontram em posição privilegiada no País e no mundo”, disse Loro, fazendo referência à atuação de Gerdau nos movimentos pela qualidade total junto ao Programa Gaúcha da Qualidade e Produtividade (PGQP) e Movimento Brasil Competitivo (MBC), entre outros.