A tradicional Ferragem Gerhardt, instalada no Centro Histórico de Porto Alegre há 98 anos, vai encerrar suas atividades. Quem vai ao local vê cartazes informando que os produtos estão em liquidação.
O negócio é administrado, atualmente, pela terceira geração da família Gerhardt. A empreendedora Sirlei Gerhardt está cuidando dos detalhes do fechamento da operação. "No momento, estou com muitas demandas", disse ela à reportagem no início do mês, ao se recusar a explicar o que será feito com o prédio.
A família Gerhardt iniciou sua atividade comercial no ano de 1900 por iniciativa de Carlos Gerhardt. Após algumas mudanças na sociedade e localização, em 1927, estabeleceu-se definitivamente na rua Voluntários da Pátria, nº 120, como Walter Gerhardt e Cia Ltda, onde continua até hoje.
A loja comercializa ferramentas manuais, ferragens, material elétrico e hidráulico, cutelaria, produtos de bazar e miudezas em geral. Até o ano de 1950, vendia com exclusividade produtos importados da marca Zebu, de procedência alemã.
Durante muitos anos, as vendas eram efetuadas por viajantes que visitavam todo o interior do Rio Grande do Sul, que, aos poucos, foram substituídos por vendedores internos.