O Espaço Multiverso do Cais Embarcadero recebeu na manhã desta terça-feira (19) a 24ª edição da cerimônia da pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio e pela Qualidata. No evento, prestigiado por CEOs de companhias, pelo governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, e pelo prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes, foi revelado um dos dados mais aguardados, a categoria especial Grande Marca Gaúcha do Ano. Desta vez, a Tramontina (16,2%) superou a Gerdau (15,6%) na lembrança e segue à frente na preferência, com 18,5% das menções, enquanto a Gerdau recebeu 14,6%. Todos os índices estarão em um caderno especial que circulará encartado no JC no dia 29 de abril.
Em Marca Gaúcha Inovadora, as empresas da Serra gaúcha lideraram o levantamento. Na lembrança, Empresas Randon (8,3%) ficou em primeiro, seguida por Marcopolo, com 7,9%, e a Tramontina, com 5,3%. Na preferência, a Marcopolo sobe para o topo, com 9,6% das menções, seguida pela Randon (9,3%) e a Tramontina (5,3%).
Quando o tema é sustentabilidade, a CMPC lidera o ranking de Marca Gaúcha Ambiental tanto em lembrança (7,9%) quanto em preferência (7,3%). Braskem vem em segundo (com 5,3% da preferência e da lembrança), seguida pela Gerdau (com 3,6%), tanto na lembrança quanto na preferência.
Este é um ano de retomada da entrega presencial dos certificados aos CEOs e representantes das empresas e instituições mais lembradas e preferidas pelos gaúchos. A gravação do evento será disponibilizada nesta quarta-feira (20) nas redes sociais e plataformas do JC a partir das 9h.
Somente as pessoas que receberam os certificados puderam acessar o local, que foi todo adaptado para o Marcas. Nas paredes e no piso, projeções mostraram os gráficos do levantamento.
Espaço Multiverso do Cais Embarcadero foi todo adaptado para receber a premiação (Foto de Patrícia Comunello/JC)
O editor-chefe do JC, Guilherme Kolling, fez a apresentação dos números e análises e o colunista Ivan Mattos foi o responsável por apresentar o evento, chamando os convidados nos três diferentes palcos.
Os premiados foram chamados um a um para receber os certificados. Houve discurso do diretor de operações do JC, Giovanni Tumelero e foi realizada, ainda, uma homenagem a Paulo Di Vicenzi, diretor da Qualidata que morreu em novembro aos 62 anos de idade.
"O Marcas de quem decide traça um verdadeiro panorama da movimentação das principais marcas do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa refletem diretamente o trabalho feito durante o ano pelas empresas, servindo de termômetro para que companhias possam traçar suas estratégias de marca", afirmou Tumelero na abertura das atividades, cujo tema foi Reconhecendo o presente, inspirando o futuro.
No discurso, ressaltou que a tecnologia promove mudanças de consumo cada vez mais rápidas "e as empresas têm que acompanhar e se reinventar na mesma velocidade para entregar aos consumidores o melhor produto e serviço, pois a credibilidade de uma marca é o pilar fundamental para a sua longevidade".
De acordo com Tumelero, "buscamos dar espaço para notícias positivas da agenda econômica, registrando diariamente a instalação de novos investimentos ou iniciativas que estão sendo realizadas pelas empresas no nosso estado e no Brasil".
A cerimônia presencial teve público reduzido, e somente as pessoas que receberam os certificados puderam acessar o local, que foi todo adaptado para o Marcas. Nas paredes e no piso, projeções mostraram os gráficos do levantamento.