A Lex Empreendimentos Imobiliários está erguendo o Condomínio Terroir Vale dos Vinhedos. Os 56 lotes permeiam uma reserva natural e parreiras que, no futuro, poderão, inclusive, produzir as uvas para a elaboração de vinhos e espumantes pelos próprios condôminos.
"Por isso, escolhemos o nome terroir, queremos fortalecer a identidade e a singularidade destas terras e da conveniência que será oferecida aos moradores", explica Ivo Siviero Filho, um dos sócios da Lex. O investimento será de R$ 17 milhões.
Os terrenos têm entre 800 metros quadrados e 1.250 metros quadrados, com valores a partir de R$ 650 mil. A infraestrutura será dotada de ruas pavimentadas com PVS, rede elétrica subterrânea incluindo rede de dados e internet, iluminação com lâmpadas de led, rede de água e estação de tratamento de esgoto.
Terroir é uma palavra que só existe na língua francesa e pode ser traduzida como terreno, solo, chão. E o terroir da região do Vale dos Vinhedos é reconhecido internacionalmente, tanto que o local ostenta a primeira indicação geográfica reconhecida do Brasil.
Em 2002, obteve do INPI o registro de Indicação de Procedência (IP) e, em 2012, teve concedida a Denominação de Origem - a primeira DO de vinhos do Brasil. Os 13 hectares do Condomínio Terroir Vale dos Vinhedos estão localizados exatamente nesse entorno - a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre.
O condomínio vai dispor de serviço "pay-per-use" fornecido pelo Hotel Laghetto Riserva Vale dos Vinhedos.