Um dos mais tradicionais de Porto Alegre, o posto de combustíveis que fica em uma ponta do Parque da Redenção, na avenida Osvaldo Aranha, deixou de operar em julho. O local, inclusive, já está sem as bombas e cercado por correntes.
Aquela área, na esquina da rua José Bonifácio com a avenida Oswaldo Aranha, recebe operações de postos de combustíveis desde 1971, ou seja, há 50 anos.
O terreno pertence à prefeitura, que busca retomar o imóvel. Em 2020, conforme a Procuradoria-Geral do Município, o Executivo entrou na Justiça contra a BR Distribuidora (última bandeira do local) com um pedido de reintegração de posse após a não renovação do Termo de Permissão de Uso (TPU), que vigorou entre 1997 e 2017.
A prefeitura afirmou que a prioridade do município é retomar a posse para, apenas depois decidir o destino. Porém, é provável que o terreno tenha outra finalidade. “Queremos dar uma destinação melhor, preservando o interesse social e cultural da área”, afirmou o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa.