A nova unidade será a segunda na Capital, e terá formato semelhante à instalada na avenida Sertório, na Zona Norte, em funcionamento desde 2009. A rede ainda conta no RS com uma operação em São Leopoldo. Segundo o diretor de expansão da Leroy Merlin, Renato Coltro, a loja vem sendo planejada desde 2013, com foco na importância da expansão no mercado gaúcho.
"Vai ser uma loja fantástica, uma superloja e muito importante para a rede. A praça de Porto Alegre sempre nos recebeu bem, fizemos um estudo de viabilidade e vimos que havia espaço para expandir na região Sul e facilitar a aproximação com nosso cliente da cidade" , comenta.
Segundo o executivo, a loja pretende oferecer aos consumidores uma experiência que vai além do espaço físico, integrada com o e-commerce, ferramenta que tem se consolidado em todo o País, inclusive no Sul. Juntos, o aplicativo e o marketplace da Leroy têm mais de 350 mil produtos disponíveis, sendo 14 marcas exclusivas. "Estamos investindo muito também no digital e na omnicanalidade, as lojas estão voltadas para o figital, que integra físico e digital para melhor atender aos clientes", explica Coltro.
Primeira loja da rede em Porto Alegre foi inaugurada em 2009, na avenida Sertório. Foto: Ana Paula Aprato/ Arquivo/JC
Atualmente, a obra está em fase adiantada de construção da estrutura externa da loja, e deve avançar nos próximos meses, junto com a edificação do novo centro de compras, previsto para inaugurar em setembro do ano que vem. O Pontal Shopping, complexo que integra hotel, hub de saúde, centro de eventos e parque, reaproximará os porto-alegrenses da antiga região do Estaleiro Só. Entre as operações já confirmadas estão a primeira unidade do
Hard Rock Café da Capital e o HUB da Saúde do Hospital Moinhos de Vento.
De acordo com Coltro, estão ainda sendo afinados os detalhes do layout interno da unidade, que pode ter, a exemplo de outras filiais, espaço para teste de produtos e promoção de oficinas e cursos na área da bricolagem - que define os trabalhos de reparo, montagem ou instalação feitos por pessoa não especializada -, em franco avanço no País desde o início na pandemia. "Está sendo feita uma escuta junto à comunidade, para incorporar sugestões que se adequem às necessidades da região, e salas para cursos e testes podem vir a ser incorporadas à loja, oferecendo uma experiência diferenciada", comenta o diretor.
Coltro destaca ainda que o empreendimento deve gerar entre 280 e 300 empregos diretos, além de cerca de 200 indiretos nas áreas de limpeza, segurança, entregas e vigilância. Além disso, há um trabalho voltado ao desenvolvimento de fornecedores locais. "Já temos grandes empresas locais parceiras na praça de Porto Alegre e queremos ampliar os fornecedores, ajudando a gerar ainda mais empregos junto às indústrias gaúchas", reforça.
Ao longo de 2020, apesar da pandemia, a Leroy obteve resultados positivos em vendas, acompanhando a tendência do mercado de construção. Sem detalhar os índices de crescimento e faturamento alcançados, Coltro comenta que houve uma "boa performance", e projeta um 2021 de desafios, diante dos aumentos de preços e escassez de produtos. "Estamos felizes com o que conseguimos fazer e esperamos um segundo semestre melhor", avalia.
Essa é a tendência a ser seguida pela rede, que se prepara para inaugurar, em agosto, uma unidade na cidade de Santos (SP), e manter investimentos nas lojas, plataformas logísticas e centros de distribuição (CD). Em julho do ano passado foi inaugurado um CD de 100 mil metros quadrados em Cajamá, interior de São Paulo. A rede projeta ainda unidades em formatos menores e com conceito diferenciado, na linha de vendas expressas.
Conheça a Leroy Merlin
- - Fundada na França, Na década de 1920, a rede está no Brasil há 22 anos, presente em 11 Estados e no Distrito Federal;
- - No Rio Grande do Sul possui lojas na Capital (av. Sertório) e em São Leopoldo, e inaugura no ano que vem a segunda filial de Porto Alegre, junto ao Pontal Shopping. Também mantém em Cachoeirinha uma plataforma de distribuição;
- - A marca é especializada em itens e soluções completas para o lar, divididos em 15 seções: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens, organização, pintura, decoração, pisos laminados e vinílicos, iluminação e cozinhas;
- - São mais de 10,8 mil funcionários no País, em 44 lojas em grandes formatos e uma no modelo express;
- - Além disso, a rede conta com dois centros de distribuição próprios em Cajamar (SP) e São Bernardo do Campo (SP), e três plataformas de distribuição, localizadas no Rio de Janeiro, no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul.