A Azul terá mais oito novos voos dentro do Rio Grande do Sul a partir de maio. O anúncio foi feito pela companhia durante visita do governador Eduardo Leite às instalações da empresa em Barueri, em São Paulo, nesta sexta-feira (12). No começo do mês, a
aérea já havia informado que planejava a expansão.
São ligações entre Porto Alegre e as cidades do interior. O número vai a nove com a reativação da conexão de Porto Alegre a Passo Fundo, cujo aeroporto está em obras que vão até maio.
Os novos destinos serão Bagé, Canela- que teve
programa de verão entre dezembro e janeiro, Erechim, Santana do Livramento, São Borja, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Vacaria. O
Jornal do Comércio havia antecipado em dezembro de 2020 que a companhia tinha vistoriado Erechim, Vacaria e São Borja para verificar as condições da operação.
As modalidades não terão frequência diária e estarão na operação da Azul Conecta, que utiliza aeronaves Cessna Grand Caravan, um monoturbo-hélice. As passagens começam a ser vendidas em março.
Para o Aeroporto de Porto Alegre, a ampliação deve amenizar a queda no fluxo, registrado desde abril de 2020, e que
chegou a 58% no fechamento do ano. A empresa diz que a ativação dos voos elevará o fluxo para uma média de 54 decolagens diárias, sendo 12 pela Azul Conecta.
Hoje os voos ocorrem para Caxias do Sul, que tem também ligação com Viracopos, Santa Maria, que terá voos diários a partir de março, Pelotas, Santo Ângelo e Uruguaiana. A reativação das ligações, suspensas no começo da pandemia, ocorreu em dezembro de 2020 e neste mês.
"Seremos o Estado mais conectado do País e logística é fundamental para o desenvolvimento", comentou, em nota, o governador, durante a visita ao hangar das aeronaves da azul. “É o resultado de um trabalho conjunto da Frente Parlamentar da Aviação e governo", lembrou o presidente da frente, o deputado Frederico Antunes.
A Azul informou que pretende firmar o acordo em março para acessar os incentivos fiscais.
Confira as novas rotas e frequência no Rio Grande do Sul
- Bagé – 4 voos semanais
- Canela – 7 voos semanais
- Erechim – 4 voos semanais
- Livramento – 3 voos semanais
- Santa Cruz do Sul – 4 voos semanais
- Santa Rosa – 4 voos semanais
- São Borja – 4 voos semanais
- Vacaria – 3 voos semanais
Ampliação de voos atuais
- Caxias do Sul – 1 voo diário (reiniciou voos em fevereiro)
- Passo Fundo – 3 voos diários (a partir de 12 de maio)
- Pelotas – 1 voo diário (reiniciou voos em dezembro de 2020)
- Porto Alegre (não parou durante a pandemia)
- Santa Maria – 1 voo diário (reiniciou voos em dezembro de 2020)
- Santo Ângelo – 1 voo diário (reiniciou voos em fevereiro com 4 voos semanais, mas a partir de maio passará a ter 1 voo diário)
- Uruguaiana – 1 voo diário (reiniciou voos em fevereiro com 4 voos semanais, mas a partir de maio passará a ter 1 voo diário)