Porto Alegre, segunda-feira, 05 de maio de 2025.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 05 de maio de 2025.

Economia

- Publicada em 31 de Maio de 2020 às 22:31

JBS de Caxias do Sul tem surto de coronavírus

Gestores do frigorífico vão apresentar hoje plano de contingência

Gestores do frigorífico vão apresentar hoje plano de contingência


/MPT-RS/DIVULGAÇÃO/JC
Os gestores do frigorífico da JBS localizado em Ana Rech, em Caxias do Sul, reúnem-se, nesta segunda-feira (1), com funcionários da Secretaria Municipal da Saúde para apresentar um plano de contingência diante do surto de coronavírus identificado na unidade na sexta-feira. Na reunião, a prefeitura disse que pedirá paralisação da unidade. 
Os gestores do frigorífico da JBS localizado em Ana Rech, em Caxias do Sul, reúnem-se, nesta segunda-feira (1), com funcionários da Secretaria Municipal da Saúde para apresentar um plano de contingência diante do surto de coronavírus identificado na unidade na sexta-feira. Na reunião, a prefeitura disse que pedirá paralisação da unidade
 
Pelo menos 21 frigoríficos estão com surtos, segundo o boletim epidemiológico da semana passada emitido oela Secretaria Estadual da Saúde.
O plano é exigência estabelecida por decreto municipal na maior cidade da serra, que regula o funcionamento das empresas para conter o contágio pela doença. Desde 23 de março, todos os frigoríficos instalados na cidade são monitorados pela Vigilância Sanitária e pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra).
A confirmação do primeiro surto em frigorífico em Caxias do Sul ocorreu na noite de sexta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde. São 12 funcionários que testaram positivo para a doença. Nenhum precisou de hospitalização. A unidade tem em torno de 1,7 mil trabalhadores.
Por meio de nota oficial, a JBS informou que, desde o início da pandemia no Brasil, tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, na segurança e na proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores para o enfrentamento à Covid-19 em todas as suas unidades. Sustenta que, tão logo teve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na planta de Ana Rech, seguiu com todas as medidas previstas em seu protocolo, como o afastamento dos casos com indicação médica e monitoramento 100% dos demais colaboradores. Também anunciou medidas de desinfecção geral da unidade.
Diz, ainda, na nota, que vem atuando em conjunto com as autoridades públicas e que suas ações seguem as recomendações dos órgãos de saúde e também do protocolo dos ministérios da Saúde, da Agricultura e da Economia. A empresa informa, também, ter contratado especialistas do Hospital Albert Einstein e médicos infectologistas para apoiar na construção das medidas de prevenção e na proteção aos seus colaboradores.
Também o Frigorífico Agroaraçá, de Nova Araçá, na serra gaúcha, apresentou problemas na semana passada. Por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT), o estabelecimento fechou na sexta-feira para uma desinfecção completa, por três dias. A empresa retorna às atividades nesta segunda-feira com quadro de funcionários reduzido em 40%. A volta à capacidade plena será progressiva até 10 de junho, após testagem de todos os empregados.
O termo de ajustamento firmado com o MPT prevê procedimentos de rastreabilidade, triagem periódica e rotina de testes em empregados para o controle e a prevenção do contágio e da transmissão da doença. Também fará busca ativa para identificar contatos de trabalhadores com pessoas suspeitas ou casos confirmados. A fábrica, que emprega 1.573 pessoas, teve 158 casos confirmados da doença.
Conteúdo Publicitário
Comentários CORRIGIR TEXTO
notification icon
Gostaria de receber notificações de conteúdo do nosso site?
Notificações pelo navegador bloqueadas pelo usuário