A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) solicitou providências ao governo do Estado sobre a adoção de medidas para as atividades realizadas nos frigoríficos gaúchos. Duas unidades frigoríficas, uma em Lajeado e outra em Passo Fundo, registraram casos de contágio de Covid-19 entre os funcionários.
As atividades industriais nos frigoríficos são fiscalizadas pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria da Agricultura (Seapdr). Por serem locais fechados e de maior aglomeração, os abatedouros são lugares com potencial de disseminação do vírus.
Em nota, a Afagro manifestou preocupação não somente a saúde dos trabalhadores, mas também dos colaboradores das empresas e o abastecimento seguro à população gaúcha.
"Até o momento, não se tem conhecimento que tenha sido solicitado às indústrias registradas algum Procedimento Operacional Padrão (POP) ou medidas diferenciadas de produção e controle sanitário. Sabe-se, ainda, que diversos produtos sofrem grande manipulação, alguns não possuem embalagem obrigatória e são consumidos nas residências, sem qualquer tratamento térmico prévio", diz o documento enviado ao diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapdr, Antonio Carlos de Quadros Ferreira Neto, e à chefe da DIPOA, Karla Prestes Pivato.