Porto Alegre, quarta-feira, 26 de março de 2025.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 26 de março de 2025.

Economia

- Publicada em 09 de Abril de 2020 às 17:42

Vendas do varejo gaúcho despencam quase 40% em uma semana, aponta governo gaúcho

Coronavírus em Porto Alegre, Covid 19  
Máscaras de proteção

Coronavírus em Porto Alegre, Covid 19 Máscaras de proteção


MARCO QUINTANA/JC
O governador gaúcho Eduardo Leite atualizou nesta quinta-feira (9) os dados do impacto econômico do fechamento do comércio e restrições a outras atividades dentro do chamado distanciamento social ampliado, que é o regime adotado no Rio Grande do Sul para conter o avanço do coronavírus. O Estado chegou a 618 casos e 14 mortes até o começo da tarde desta quinta.  
O governador gaúcho Eduardo Leite atualizou nesta quinta-feira (9) os dados do impacto econômico do fechamento do comércio e restrições a outras atividades dentro do chamado distanciamento social ampliado, que é o regime adotado no Rio Grande do Sul para conter o avanço do coronavírus. O Estado chegou a 618 casos e 14 mortes até o começo da tarde desta quinta.  
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Com base na emissão de notas fiscais eletrônicas, a Receita Estadual registrou queda de 38,2% nas vendas do varejo na semana de 28 de março a 3 de abril. A indústria chegou a recuar 41%, e o atacado, 17%. O comparativo é sempre com o mesmo período de 2019.   
A emissão de notas eletrônicas chegou a ter crescimento na primeira semana das medidas sobre a operação dos negócios, entre 16 e 20 de março, que foi associado por Leite à busca das pessoas por mais produtos para "se abastecer". Naquela semana, a restrição era mais para aglomerações e alguns segmentos, como centros comerciais maiores e locais como cinemas e teatros, além de shows e eventos.
Depois disso, a geração de notas só caiu. O decreto estadual fechando comércio foi anunciado em 31 de março, com validade até 15 de abril. Leite ainda não definiu como será após essa data.  
De 28 de março a 3 de abril, o valor médio diário comparando com o mesmo período de 2019 despencou 33,7%. A redução acumulada é de 14,7%, frente ao mesmo período de 2019. São 18 dias de impacto das medidas.  
O maior impacto nas vendas por tipo de atividade é sentido no varejo, com queda acumulada de 25,5% no período, depois vem a indústria (-17,7%). O atacado está estável, chegando a ter leve alta de 0,7%.
A derrocada das notas eletrônicas expõe uma crise forte de finanças públicas, além do drama do caixa das empresas. O governo aguarda a votação de medidas no Congresso Nacional. Houve mudanças no chamado Plano Mansueto ainda a ser votado para acomodar reivindicações dos estados como o Rio Grande do Sul. 
A proposta, que deve ser votada n segunda-feira (13), prevê recomposição da perda de ICMS por três meses. Somente em abril o governo gaúcho projetou que o caixa seria desfalcado em R$ 700 milhões.
"A perda que tivermos seria recomposta em relação ao que se arrecadou em 2019. Sem dúvida, é uma saída para o curto prazo, mesmo que saibamos que a repercussão da crise virá depois com as dificuldades econômicas e de geração de riqueza", sinaliza Leite.   
O governador citou que o Estado espera também que o governo atenda a outro pleito, como assumir as parcelas de financiamentos internacionais que vencem até dezembro, considerando o período da calamidade nacional já decretada. Os valores não pagos agora pelo governo gaúcho seriam acrescidos na dívida com a União. 
O quadro geral de emagrecimento nas receitas foi apresentado pela manhã ao conselho gestor da crise, que reúne outros poderes e órgãos que não são da administração direta e indireta - TJ-RS, Ministério Público, Assembleia Legislativa e TCE.
O governador disse que repassou os dados dos impactos econômicos e disse que o Estado "vai precisar de um esforço coletivo. É o que se impõe neste momento dramático", definiu Leite. Outros poderes têm auxiliado repassando recursos de seus orçamentos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO
notification icon
Gostaria de receber notificações de conteúdo do nosso site?
Notificações pelo navegador bloqueadas pelo usuário