Mesmo diante da restrição para serviços e demais atividades em Porto Alegre diante da pandemia do coronavírus, a Fraport projeta que a crise do coronavírus não deve alterar o cronograma nas obras de ampliação da pista do aeroporto da Capital. Mesmo com grupo de trabalho reduzido, expectativa é de que obra siga em ritmo normal.
De acordo com a concessionária, 70 trabalhadores foram retirados das atividades por estarem em grupo de risco, o que corresponde a uma redução de 12% da força de trabalho. No entanto, a empresa deve aumentar a janela para os trabalhos à noite de 5h para até 8h, em função da suspensão de determinados voos.
A ampliação deve elevar a pista dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros. A previsão de entrega é até dezembro de 2021.
Em nota, a Fraport disse que solicitou ao Consórcio Construtor para manter em serviço os apenas os colaboradores essenciais à execução da obra. E afirmou que todas as pessoas estão trabalhando em seus equipamentos, escavando ou estaqueando, estão sozinhas, ou seja, sem aglomerações, conforme as recomendações da Anvisa.
Na terça-feira, uma decisão da
Justiça manteve as realocações das famílias da Vila Nazaré, mesmo diante da pandemia do coronavírus. A transferência dos moradores é necessária para a continuidade das obras de ampliação da pista, mas órgãos públicos como Ministério Público e Federal alegavam que a operação traria riscos às famílias e aos trabalhadores evolvidos.