O neon das luzes reluzindo na fachada ou mesmo a vitrine de doces e salgados colada à calçada logo dão a dica de que algo está diferente na discreta rua Desembargador André da Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre. A novidade é o café e bar Joseph's, inaugurado no fim de dezembro com engajamento para abraçar a diversidade.
Os sócios, três amigos de longa data, juntaram ideias e experiências de outros ramos, como o comércio, e decidiram investir em algo que tivesse propósito. O local levanta a bandeira de promover a visibilidade trans, conta João Henrique Martins, um dos sócios - e também um dos proprietários do
Josephyna's, no bairro Bom Fim. "Nossa vontade era criar um negócio legal, mas que tivesse um propósito por trás. E hoje, no Brasil, discutir a causa LGBT ainda é muito necessário", afirma Martins.
O empreendimento também quer ser referência de indicação de trabalho específica a esse público, servindo de elo com outras empresas, ou mesmo para vagas no próprio café. Apesar da temática, os proprietários garantem que a ideia é não rotular. "O Joseph's é inclusivo e aposta na forma mais natural de militar, que é sem criar rótulos", defende Priscila Colombo, também sócia.
João, Priscila e Israel, sócios e amigos de longa data, juntaram experiências de outras áreas para abrir negócio. Foto Luiza Prado/JC
O trio mapeou endereços na Cidade Baixa e no Quarto Distrito, mas optou pelo ponto estratégico, que faz ligação entre o bairro boêmio e o Centro da Capital. A região, aliás, vive fase de efervescência noturna com novos negócios instalados na rua Coronel Fernando Machado, a poucos metros do Joseph's.
"As pessoas querem estar perto da muvuca, mas não necessariamente dentro dela. É um ponto que permite transitar, encontrar amigos, com espaço para conversar e se sentir à vontade", diz Israel Cardoso, um dos sócios. Talvez por isso, a maior procura tem sido dos próprios moradores da região, além de turistas que vem a Porto Alegre e acabam se hospedando na região central.
O cantinho de poucos metros quadrados, mas aconchegante, recebe tanto quem quer aproveitar o dia para consumir café e lanche rápido, quanto quem quer esticar a noite num happy hour. Brownie, crepe no palito e açaí estão entre as delícias do cardápio. A carta de drinks da casa homenageia trans e travestis que fizeram história no Brasil, como Dandara, Priscila, João Nery, Rogeria e Thammy.
Trans e travestis brasileiros dão nome aos drinks da casa. Foto Luiza Prado/JC
O Joseph's fica no número 294 rua Desembargador André da Rocha e funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 16h às 21h.