Bruna Oliveira
A Cooperativa Santa Clara inaugura no dia 12 de julho sua terceira unidade de produção no Rio Grande do Sul. A nova fábrica será em Casca, no Norte gaúcho, onde foram investidos R$ 130 milhões. O espaço, projetado para ser o maior dentre as plantas da cooperativa, terá capacidade para processar 600 mil litros por dia e deve gerar 150 empregos diretos até 2021.
O presidente da Santa Clara, Rogério Sauthier, explica que o local escolhido para receber a nova indústria de laticínios contempla a região onde há a maior produção de leite no Estado, com potencial produtivo de 300 a 400 mil litros de leite. "Estudamos todo o Rio Grande do Sul e definimos que Casca está em uma encruzilhada muito boa de produção e também de escoamento, com terras disponíveis e mais baratas", diz Sauthier, que atenta também para o fato de a serra gaúcha, onde fica a sede da cooperativa, estar se tornando cada vez mais urbanizada.
O empreendimento de 22 mil metros quadrados foi projetado para ser a maior unidade da cooperativa, mas a capacidade plena de produção será atingida gradativamente. De início, a unidade vai produzir todas as versões de leites UHT - integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, em fabricação estimada de 300 mil litros ao dia. Futuramente, a produção deve ser ampliada para outros derivados.
Empreendimento de 22 mil m² vai produzir vai produzir todas as versões de leites UHT. Foto Divulgação/Cooperativa Santa Clara/JC
Além da fábrica em Casca, a cooperativa possui outras duas unidades fabris, uma em Carlos Barbosa e outra em Getúlio Vargas. A primeira, além da produção tradicional de leite, concentra a fabricação de queijos finos. Já a linha de queijos comuns é produzida em Getúlio Vargas.
Embora o momento esteja restrito para investimentos no setor, Sauthier vê com otimismo as projeções para novos crescimentos da cooperativa, ponderando que "a indústria não se faz para o momento, e sim para o futuro". "Vamos monitorar o mercado e a sazonalidade da nossa matéria prima. Não adianta crescer de um lado e perder do outro", avalia.
A cooperativa de mais de 100 anos é formada, atualmente, por 3,2 mil produtores associados em mais de 125 municípios gaúchos. A produção média é de 800 mil litros de leite por dia. A linha de laticínios Santa Clara possui mais de 140 produtos entre leite, queijos, bebidas lácteas, requeijão e outros derivados. A cooperativa ainda atua nos ramos de frigorífico suíno, fábrica de rações, cozinha industrial, varejo e distribuição.