Depois da intervenção federal que culminou na destituição da antiga gestão do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), o órgão lançou nesta sexta-feira (20) o edital para um novo processo eleitoral. O pleito foi marcado para o dia 30 de outubro, das 9h às 17h, e será realizado via internet. A chapa vencedora comandará o conselho pelos próximos três anos.
A eleição foi convocada três meses depois da destituição da gestão comandada pelo então presidente do conselho, Air Fagundes dos Santos, eleito em 2017. Na ocasião, 12 conselheiros e o tesoureiro renunciaram aos cargos, após conflito envolvendo a discussão de um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa que que permite que frigoríficos contratem inspetores para acompanhar os abates – função que antes só podia ser desempenhada por servidores públicos concursados.
Depois da renúncia coletiva, no dia 25 de abril, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) afastou Santos, dissolveu a antiga gestão e nomeou uma junta governativa para administrar o conselho estadual até a realização da nova eleição. Depois da saída dos antigos dirigentes, o CFMV e o Tribunal de Contas da União (TCU) instauraram procedimentos para investigar possíveis irregularidades.
A presidente da junta governativa que comanda o CRMV-RS, Elizabeth Rota Chitto, salienta que, pela primeira vez, a que a escolha dos representantes dos veterinários e zootecnistas gaúcho será feita via internet. A opção do voto presencial será restrita à sede do conselho, em Porto Alegre.
O registro das chapas deve ser protocolado até o dia 31 de agosto e o voto é obrigatório a todos os profissionais, sob pena de multa de R$ 153,00. Membros com 70 anos ou mais até o dia da eleição tem voto facultativo.
Conforme o edital, será considerada eleita a chapa que obtiver maioria absoluta de votos válidos. Se nenhuma delas conseguir mais da metade dos votos, haverá segundo turno entre as duas candidaturas mais votadas, em 29 de novembro.