Para ampliar seu volume de negócios, o Banrisul inaugurou nesta quinta-feira pela manhã o Espaço Afinidade em sua Agência Central de Porto Alegre. O local será destinado à fidelização e à captação de clientes a partir de novo conceito de atendimento. Implementado no subsolo do prédio, onde antigamente funcionava um arquivo, o espaço irá sediar transações comerciais junto à categoria de usuários do segmento Afinidade, formada atualmente por uma carteira de 12 mil pessoas físicas.
O diretor comercial do Banrisul, Jone Pfeif, ressalta que a ideia não é discriminar os usuários, mas sim acompanhar a tendência de atendimento qualificado que outros players já oferecem no mercado. “Nosso objetivo é aumentar a competitividade da instituição, retendo os correntistas e buscando uma nova categoria de clientes, que exigem produtos menos convencionais.”
De 3,6 milhões de usuários do Banrisul, o número de pessoas inseridas na carteira de clientes do segmento Afinidade ainda é baixo, admite Pfeif. Para ampliar a participação de mercado neste nicho, outros espaços do gênero entram em funcionamento na Capital nos próximos meses. Além da Agência Central, as unidades bancárias do BarraShoppingSul, avenida 24 de Outubro, shopping Bourbon Ipiranga e novo Foro Central oferecerão o atendimento personalizado.
Também as sete cidades do Interior onde funcionam superintendências regionais do Banrisul (Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Pelotas) disponibilizarão o espaço diferenciado e equipes de profissionais capacitados para prestar serviços de assessoria especializada.
Nos Espaços Afinidade, o foco será a gestão de investimentos em fundos estruturados, oferta de soluções financeiras e comercialização de produtos como seguros, cartões de crédito sofisticados, como Platinum e Infinite, crédito imobiliário, previdência privada, entre outros.
O vice-presidente da instituição bancária, Flávio Lammel, destacou que desde 2012 o Banrisul está em processo de expansão, quando construiu outras 29 agências na Capital e no Interior. Também estão previstas as revitalizações de uma centena de unidades de atendimento da instituição, incluindo obras de acessibilidade, que devem ser feitas até o final deste ano.
Somando ainda outras 70 novas agências previstas para 2013, o investimento do banco será de R$ 120 milhões em dois anos para melhorias e expansão. “Procuramos fazer que o Banrisul possa estar presente em todos os espaços destinados ao sistema bancário no Estado”, explana Lammel. O vice-presidente destaca que além de possibilitar o acesso bancário a moradores de cidades distantes e menores, como Garruchos, na fronteira com a Argentina, a ideia é oferecer também um espaço que propicie um atendimento de mais qualidade na Capital e nas principais cidades do Rio Grande do Sul.
Os mesmos produtos são ofertados em todas as agências do Estado e de Santa Catarina, ressalta o diretor-comercial, explicando que os espaços qualificados ainda devem ser estendidos para outras agências a partir da captação de clientes que exijam o atendimento segmentado.