A governadora Yeda Crusius assinou, na manhã desta quinta-feira (23), o contrato de arrendamento do Cais Mauá, em Porto Alegre, ao consórcio Porto Cais Mauá do Brasil, liderado pelo grupo Bertin, vencedor da licitação para a revitalização da área. O prazo do arrendamento é de 25 anos, renováveis. O investimento total é estimado entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões. A expectativa do Governo do Estado é de as obras estarem concluídas antes dos jogos da Copa do Mundo Fifa de 2014, quando Porto Alegre será uma das sedes.
Depois da assinatura do contrato, que ocorreu no pórtico central do Cais, as próximas etapas da revitalização do Cais Mauá terão vínculos operacionais do consórcio com órgãos do município, Estado e União. No primeiro semestre de 2011 devem ser aprovados os projetos executivos do empreendimento. Quando estiver revitalizado, o Cais Mauá, com seus 181 mil metros quadrados, será forte promotor do desenvolvimento e do turismo do Rio Grande do Sul.
Durante as obras, deverão ser gerados 3 mil empregos diretos e mais outros 5 mil indiretos. Outro efeito futuro será a mudança do cenário do Centro Histórico de Porto Alegre. Será projetada a nova arquitetura das obras, que incluem a construção de hotel, shopping, escritórios comerciais, estacionamento e espaços destinados à gastronomia, cultura, entretenimento e lazer.