No aniversário de 253 anos da capital gaúcha, o Museu de Arte do Paço (Praça Montevideo, 10) recebe uma exposição do artista visual Erico Santos, totalmente dedicada a espaços icônicos do patrimônio arquitetônico da Capital. Paisagens de Porto Alegre na pintura de Erico Santos tem vernissage nesta quinta-feira, às 18h, e fica aberta a visitação até 23 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sempre com entrada franca.
Com curadoria de José Francisco Alves, a mostra traz 18 pinturas a óleo, retratando locais que carregam o patrimônio memorialístico dos porto-alegrenses. Segundo o curador, Erico faz uso de "uma paleta vibrante e harmoniosa, que transmite uma sensação de luminosidade", trabalhando o contraste entre tons quentes e frios em "pinceladas soltas e expressivas, (que) sugerem uma atmosfera dinâmica e cheia de movimento".
Morador de Porto Alegre desde 1981, o artista diz que retratar a cidade é "retratar a minha mais sincera relação de amor a um lugar. Além de ser um belo e agradável lugar, cheio de árvores, pássaros, e um magnífico lago, seus prédios históricos não perdem para os das melhores cidades do mundo em requinte arquitetônico. Aqui encontrei a minha namorada, há 44 anos, que me deu os meus dois filhos. Porto Alegre é uma paixão e uma vida para mim".