Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 10 de Janeiro de 2025 às 18:28

Cine Esquema Novo divulga selecionados da Mostra Competitiva Brasil

Equipe curatorial do festival selecionou 49 obras que concorrem ao Grande Prêmio Cine Esquema Novo, entre elas Tupananchiskama

Equipe curatorial do festival selecionou 49 obras que concorrem ao Grande Prêmio Cine Esquema Novo, entre elas Tupananchiskama

RAFAEL DE ALMEIDA/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
O 15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira divulgou os selecionados para a Mostra Competitiva Brasil do evento, que ocorre de 14 a 23 de fevereiro em diversos espaços de Porto Alegre e com entrada franca. Do total de 675 inscritos, 49 obras foram escolhidas para integrar a principal mostra da programação do festival. Foram mais de 282 horas de material avaliadas e selecionadas pelo time de curadores formado por Dirnei Prates, Kamyla Belli, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo. O festival, há mais de duas décadas e quinze edições, derruba as barreiras simbólicas e experienciais entre o cinema e as artes visuais para exibir obras tanto na sala de cinema quanto em museus, galerias e espaços públicos. A lista completa está disponível no site https://www.cineesquemanovo.org/. A programação do CEN ocupará a Cinemateca Capitólio, Goethe Institut Porto Alegre, Cinemateca Paulo Amorim, MACRS - Galeria Sotero Cosme, Casa de Cultura Mario Quintana e Casa Baka.Repetindo o sucesso de 2021, a organização do festival segue com a proposta do Caderno de Artista para a Mostra Competitiva Brasil. São diversos conteúdos que serão construídos em parceria com cada um dos selecionados e estarão disponíveis em um ambiente digital criado para cada participante. A seleção conta com 16 projetos assinados por duos ou grupos, 24 realizadoras, 33 realizadores, além de artistas trans e não-bináries. Temáticas como memória e história, identidade queer, exploração da natureza, territorialidade, laços familiares, protagonismo trans, empoderamento da negritude, ocupações políticas e territoriais, nova memória da presença indígena e negra no imaginário brasileiro, direitos humanos, saúde mental, entre outras, pautam os títulos selecionados a partir de 17 Estados brasileiros, e oito produções assinadas por brasileiros realizadas no exterior (ou em coprodução internacional).
O 15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira divulgou os selecionados para a Mostra Competitiva Brasil do evento, que ocorre de 14 a 23 de fevereiro em diversos espaços de Porto Alegre e com entrada franca. Do total de 675 inscritos, 49 obras foram escolhidas para integrar a principal mostra da programação do festival. Foram mais de 282 horas de material avaliadas e selecionadas pelo time de curadores formado por Dirnei Prates, Kamyla Belli, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo. O festival, há mais de duas décadas e quinze edições, derruba as barreiras simbólicas e experienciais entre o cinema e as artes visuais para exibir obras tanto na sala de cinema quanto em museus, galerias e espaços públicos. A lista completa está disponível no site https://www.cineesquemanovo.org/. A programação do CEN ocupará a Cinemateca Capitólio, Goethe Institut Porto Alegre, Cinemateca Paulo Amorim, MACRS - Galeria Sotero Cosme, Casa de Cultura Mario Quintana e Casa Baka.

Repetindo o sucesso de 2021, a organização do festival segue com a proposta do Caderno de Artista para a Mostra Competitiva Brasil. São diversos conteúdos que serão construídos em parceria com cada um dos selecionados e estarão disponíveis em um ambiente digital criado para cada participante. A seleção conta com 16 projetos assinados por duos ou grupos, 24 realizadoras, 33 realizadores, além de artistas trans e não-bináries. Temáticas como memória e história, identidade queer, exploração da natureza, territorialidade, laços familiares, protagonismo trans, empoderamento da negritude, ocupações políticas e territoriais, nova memória da presença indígena e negra no imaginário brasileiro, direitos humanos, saúde mental, entre outras, pautam os títulos selecionados a partir de 17 Estados brasileiros, e oito produções assinadas por brasileiros realizadas no exterior (ou em coprodução internacional).

Notícias relacionadas